dc.description.abstract |
O tema central do presente projeto de pesquisa é a questão do envelhecimento saudável, tendo como público-alvo os idosos, sem distinção de gênero e com faixa etária acima de 65 anos.
Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando os temas: ergonomia e usabilidade, envelhecimento saudável, experiência do usuário (UX) e tecnologias assistivas, assim como a autonomia do idoso, para que fosse possível compreender melhor as limitações da pessoa idosa, suas necessidades dentro do processo de envelhecimento e o uso de tecnologias de assistência levantadas na pesquisa.
Como procedimento metodológico, foram aplicadas as ferramentas ergonômicas: constelação de atributos e mapeamento visual - este associado a teoria das facetas para uma melhor tabulação de resultados, ambos aplicados na forma de entrevista semi-estruturada com 17 idosos de Santa Catarina. Durante as entrevistas, os idosos responderam perguntas abertas sobre seu ambiente, e escolheram imagens (de ambientes da residência) que mais os agradavam, argumentando sobre suas escolhas, para que posteriormente pudesse ser realizada a análise dos dados dentro dos temas: abertura visual x naturalidade e contraste x complexidade, conforme estabelecido na teoria das facetas. Por fim fizeram comentários sobre tecnologias assistivas, se usam, precisariam usar ou se gostariam ou não de utilizá-las. Responderam também sobre as maiores dificuldades que vieram a possuir com a idade e em seus ambientes.
Devido a quantidade de material coletado nas duas primeiras etapas da entrevista com os usuários, a parte de tecnologias assistivas foi deixada para trabalho futuro, já que as respostas da constelação e mapeamento trouxeram novos pontos de vista sobre o ambiente ocupado pelos idosos e como eles influenciam no envelhecimento saudável.
Como resultados, foi possível mapear as necessidades e preferências dos idosos quanto aos ambientes mais utilizados (cozinha, quarto, banheiro e sala), assim como identificar o que idealizam nesses ambientes. Atributos reais e idealizados dos ambientes foram classificados e comparados entre si, para análise por meio do mapeamento visual que evidenciou, de maneira geral, como os idosos interagem com os espaços que ocupam. A intenção é ressaltar a importância da opinião dos usuários finais, no caso os idosos, como contribuição para o processo de desenvolvimento projetual, assim como trazer parâmetros necessários para um ambiente adequado e mais seguro para um envelhecimento saudável de moradia. |
pt_BR |