O fazer docente durante o Ensino Não Presencial no Colégio de Aplicação da UFSC
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dc.contributor |
Universidade Federla de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapa, Andrea Brandão |
|
dc.contributor.author |
Maria, Laura Ribeiro |
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dc.date.accessioned |
2021-08-23T18:15:30Z |
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dc.date.available |
2021-08-23T18:15:30Z |
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dc.date.issued |
2021-08-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227289 |
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dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Colégio de Aplicação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O fazer docente durante o Ensino Não Presencial no Colégio de Aplicação da UFSC, foi um trabalho de pesquisa desenvolvido entre o segundo semestre do ano de 2020 e o segundo semestre de 2021, sendo orientado pela Ana Carina Baron, professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC). Está incluso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC/CNPq), além de integrar o projeto Conexão Escola Mundo, uma rede de pesquisadores e instituições que busca compreender espaços inovadores de formação cidadã, coordenado pela professora Andrea Brandão Lapa do Centro de Educação (CED) da UFSC. A presente pesquisa apresenta como objetivo geral a análise das experiências do trabalho de educador durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) promovidas pelo CA/UFSC, devido ao caráter excepcional da atual conjuntura de pandemia da Covid-19. À vista disso, a investigação baseou-se na opinião do corpo estudantil do Ensino Fundamental e no relato das disciplinas e seus respectivos professores e professoras, cujas metodologias foram mencionadas como as que mais facilitaram o processo de ensino-aprendizagem no decorrer do período remoto experienciado no ano de 2020. A metodologia utilizada para analisar a problemática foi a aplicação de formulários, de forma on-line, com os discentes do Ensino Fundamental, totalizando em 148 respostas de um universo de 328, e posteriormente com nove docentes deste mesmo segmento, a fim de mapear as práticas pedagógicas dadas como proveitosas ou prejudiciais para o Ensino Não Presencial. Em suma, a partir das informações fornecidas por ambos os recortes, foi possível traçar um quadro das dimensões positivas e negativas desta inédita modalidade, bem como suas possíveis permanências e alterações. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
atividades pedagógicas não presenciais |
pt_BR |
dc.subject |
ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
metodologias |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.title |
O fazer docente durante o Ensino Não Presencial no Colégio de Aplicação da UFSC |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Baron, Ana Carina |
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