Os três rostos da morte: para além do horror no trivium Weird Tales, Lovecraft e o imperialismo

DSpace Repository

A- A A+

Os três rostos da morte: para além do horror no trivium Weird Tales, Lovecraft e o imperialismo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Fonseca, Jair Tadeu da
dc.contributor.author Rocha, João Paulo Zarelli
dc.date.accessioned 2021-08-23T14:08:37Z
dc.date.available 2021-08-23T14:08:37Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.other 372145
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227184
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.
dc.description.abstract O período entre Guerras é rico em movimentos artísticos e foi palco de diversas expressões da literatura popular. No caso dos EUA, muitas revistas baratas atingiram um grande público, a ponto de serem mais do que um simples espaço de treinamento para novos escritores. Surgida em 1923, a Weird Tales cresce em simbiose com Lovecraft. Investigamos ora onde a simbiose é construtiva e tece laços de uma literatura mobilizada especialmente pelo insólito, ora onde ela se afasta, de modo que a revista, ao não se reduzir a uma literatura apenas, inscreve-se em tradições e se projeta em um espaço marcado pela transição de séculos, momento beligerante de estabelecimento de uma nação de aspirações imperialistas. Apresentamos, na forma de ensaio, uma leitura da revista baseada em um trabalho de indexação, a transformação dos autores, temas, motivos dentre outros índices levantados a partir do trabalho em arquivo no Núcleo de Estudos Literários e Culturais. O texto passa pela psicanálise, pela economia política, pela crença, pelos autores mais impactantes abordando principalmente problemas relativos aos temas e formas literárias das produções da revista, nomeadamente, o conto, a quest, a investigação policial, a xenofobia e o racismo.
dc.description.abstract Abstract: The Interwar period is abundant in artistic movements and staged several expressions of popular literature. In the case of the USA, many cheap magazines reached a big readership, becoming more than a space for new writers to learn and experiment. Beginning in 1923, Weird Tales grows symbiotically with Lovecraft. We investigate how this symbiosis is constructive, weaving ties of a literature that is mobilized specially by the uncanny, and, at the same time, how the magazine does not reduce itself to a single kind of literature, and thus inscribes itself in traditions and projects itself to a space that is marked by the transition of centuries, a belligerent moment, when a nation with imperialist aspirations is established. The dissertation approaches psychoanalysis, political economy, religious belief, the most impacting authors mainly through problems regarding the themes and literary forms from the magazine?s productions, namely, short stories, the quest, criminal investigation, xenophobia and racism. en
dc.format.extent 188 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura popular
dc.subject.classification Literatura fantástica
dc.subject.classification Investigação criminal
dc.subject.classification Xenofobia
dc.subject.classification Emigração e imigração
dc.subject.classification Guerra e literatura
dc.subject.classification Literatura americana
dc.title Os três rostos da morte: para além do horror no trivium Weird Tales, Lovecraft e o imperialismo
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PLIT0867-D.pdf 3.766Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar