Entraves da permanência: o cotidiano de estudantes negras/os de universidades públicas no sul do Brasil

DSpace Repository

A- A A+

Entraves da permanência: o cotidiano de estudantes negras/os de universidades públicas no sul do Brasil

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Lago, Mara Coelho de Souza
dc.contributor.author Louis, Renata Cristiane Araujo de Lima Pierre
dc.date.accessioned 2021-08-23T14:08:35Z
dc.date.available 2021-08-23T14:08:35Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.other 372752
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227180
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
dc.description.abstract A pesquisa que fundamenta esta dissertação buscou dar visibilidade aos enfrentamentos cotidianos da vida acadêmica por estudantes negras/os em duas universidades públicas do sul do país ? Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) ? no que tange às condições subjetivas de permanência de pessoas negras como discentes nessas instituições. Partindo de uma perspectiva metodológica qualitativa de pesquisa localizada, foi realizada a análise da escuta de interlocuções em entrevistas e encontros, que trouxeram à tona potências de vida interpeladas pelo racismo. Nas análises e discussões a pesquisadora lançou mão de epistemologias afrodiaspóricas; feministas; estudos críticos da branquitude; estudos pós- coloniais e des/decoloniais. Partindo dessas reflexões, este estudo provocou o encontro de (im)possibilidades individuais e coletivas de enfrentamento ao racismo, assim como alternativas de(s)colonizadoras no âmbito de instituições de ensino universitário e perante a vida.
dc.description.abstract Abstract: The research that underlies this dissertation sought to give visibility to the black students? daily confrontations in academic life at two public universities in the south of Brazil - Federal University of Santa Catarina (UFSC) and State University of Santa Catarina (UDESC) - regarding the subjective conditions of black people remaining as students in these institutions. From a qualitative methodological perspective of localized research, we analyzed interlocutions in interviews and meetings, which raised potentials of life challenged by racism. In the analyses and discussions, the researcher used Afrodiasporic epistemologies; feminist epistemologies; critical whiteness studies; post-colonial and des/decolonial studies. Based on these reflections, this study fostered the encounter of individual and collective (im)possibilities to face racism and de(s)colonizing alternatives in the context of university teaching institutions and in the face of life. en
dc.format.extent 114 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Psicologia
dc.subject.classification Estudantes negros
dc.subject.classification Racismo
dc.title Entraves da permanência: o cotidiano de estudantes negras/os de universidades públicas no sul do Brasil
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0948-D.pdf 2.377Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar