Ao Monstro, com carinho: uma investigação sobre o medo e o riso nas literaturas de horror-humor infantojuvenis

DSpace Repository

A- A A+

Ao Monstro, com carinho: uma investigação sobre o medo e o riso nas literaturas de horror-humor infantojuvenis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vasconcelos, Silvia Inês Coneglian Carrilho de
dc.contributor.author Figueiredo, Carolina Severo
dc.date.accessioned 2021-08-23T12:45:32Z
dc.date.available 2021-08-23T12:45:32Z
dc.date.issued 2021-08-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226718
dc.description.abstract Neste projeto pretendeu-se investigar a relação entre horror e humor na literatura infantojuvenil, a partir das discussões sobre o cômico e o grotesco em Bakhtin (1989) e Propp (1992), e sobre o riso como ferramenta cultural em Bergson (1999) e Minois (2007). Como objetivo geral buscou-se contribuir para a ampliação dos estudos no campo da literatura de horror-humor, a partir da hipótese de que o texto literário de horror-humor pode servir de agente catártico de enfrentamento do medo, em se considerando a noção de dispositivo de poder (Foucault, 1999). A partir de um olhar sobre medo e riso como elementos sociais e políticos, e como afetos situados historicamente, foi constatado que tanto horror quanto humor se tornam complementares em diferentes épocas e culturas. Dos relatos carnavalescos medievais à literatura gótica, o contato entre horror e humor tem se desenvolvido de formas frutíferas, culminando hoje nos mais variados produtos culturais de comédias de horror ou terrir, como o gênero é mais comumente conhecido no Brasil. O medo e o riso se atravessam no tempo e se materializam na literatura, cinema e artes visuais, e essa sobreposição paradoxal se demonstra fecunda para reflexões de base científica, acadêmica e filosófica, apesar de ainda serem escassos os estudos específicos sobre este tema. Por fim, a partir da base teórica e da criação de planos de aula de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, é proposto que o riso pode ser um contradispositivo (Agamben, 2005) do medo como dispositivo biopolítico de controle, e a literatura infantojuvenil tem a potência de desenvolver a experimentação simbólica desses afetos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Humor pt_BR
dc.subject Horror pt_BR
dc.subject Literatura infantojuvenil pt_BR
dc.subject Ensino de língua materna pt_BR
dc.title Ao Monstro, com carinho: uma investigação sobre o medo e o riso nas literaturas de horror-humor infantojuvenis pt_BR
dc.type Video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Carolina Severo Figueiredo - Vídeo SIC.mp4 321.0Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar