O ensino da pronúncia na formação continuada de professores de inglês
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silveira, Rosane |
|
dc.contributor.author |
Teló, Cesar Antônio |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-23T12:02:04Z |
|
dc.date.available |
2021-08-23T12:02:04Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-22 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226558 |
|
dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Comunicação e Expressão.
Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino da pronúncia é historicamente negligenciado tanto por professores como, também, pelos currículos de ensino (BUSS, 2013; LEFFA, 2016; PAIVA, 2003), que frequentemente abordam, exclusivamente, o ensino da leitura em língua estrangeira. Com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018 (BRASIL, 2018), o ensino da oralidade—do qual a pronúncia faz parte—se tornou obrigatório, mas devido à repetida ausência da pronúncia da sala de aula, é provável que o os professores de inglês não estejam ou não se sintam preparados para o seu ensino. Portanto, o presente projeto objetivou desenvolver instrumentos que auxiliam (1) na compreensão da relação entre professores de inglês e o ensino da pronúncia e (2) na sua formação para o ensino da pronúncia do inglês. Com base em conhecimentos sobre o contexto brasileiro e em pesquisas anteriores, questionários que investigam a formação dos professores e suas percepções sobre o ensino e a relevância da pronúncia foram desenvolvidos. Ademais, partindo dos conhecimentos necessários para o ensino da pronúncia, dos princípios atuais sobre o ensino da pronúncia e das questões metodológicas envolvidas no ensino da pronúncia, uma oficina de formação continuada de 15 horas foi desenvolvida. A oficina aborda a fonética e a fonologia do inglês, conceitos essenciais sobre pronúncia, o ensino da pronúncia por meio de tecnologias digitais, a definição de objetivos de ensino e aprendizagem e a criação e adaptação de materiais didáticos para o ensino da pronúncia, considerando a BNCC. Os instrumentos desenvolvidos viabilizam a avaliação e o aprimoramento do ensino da pronúncia do inglês no Brasil, o que têm implicações diretas para a sala de aula de língua estrangeiras. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Pronúncia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Formação professores |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da pronúncia na formação continuada de professores de inglês |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar