Produção Científica sobre o Capacitismo no Ensino Superior: uma revisão integrativa
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gesser, Marivete |
|
dc.contributor.author |
Lorandi, Joana Milan |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-23T11:41:12Z |
|
dc.date.available |
2021-08-23T11:41:12Z |
|
dc.date.issued |
2021-09-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226488 |
|
dc.description |
PIBIC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. CFH. Curso de Psicologia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa se caracteriza como uma revisão integrativa de literatura que teve como objetivo caracterizar a produção científica referente ao capacitismo no ensino superior. Buscou-se analisar o conceito de capacitismo adotado e as perspectivas teóricas que fundamentam essa conceituação, as principais implicações do capacitismo no ensino superior e as práticas de combate ao capacitismo no contexto universitário. Para a obtenção das informações, foi realizada uma revisão de literatura integrativa sobre o capacitismo no ensino superior. A partir de buscas nas bases de dados Scopus, PsycInfo, Web of Science, One File e ERIC, duzentos e sessenta e cinco artigos foram recuperados, após a seleção dos artigos e concordância dos juízes foram analisados trinta e seis artigos. Para a análise dos dados, propôs-se as seguintes categorias: Perspectivas dos estudos sobre o capacitismo no Ensino Superior; Como o capacitismo se reproduz na universidade e Contribuições dos artigos para a construção de práticas anti capacitistas. As informações obtidas nesta pesquisa evidenciaram que o capacitismo está presente no Ensino Superior em diversos âmbitos, na arquitetura, no processo de aprendizagem, nas interações sociais, nas políticas educacionais e nos padrões de produtividade. Esses resultados apresentam também contribuições para a realização de práticas anti capacitistas, como projetos que incentivem os formuladores de políticas, educadores e alunos, a examinarem criticamente suas compreensões a respeito das diferenças. Considerando que o capacitismo impacta na trajetória acadêmica dos estudantes com deficiência, essa pesquisa demonstrou a relevância das políticas educacionais garantirem práticas anticapacitistas, visando a eliminação de barreiras que obstaculizam a participação social das pessoas com deficiência. |
pt_BR |
dc.format.extent |
5 minutos de vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitismo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.title |
Produção Científica sobre o Capacitismo no Ensino Superior: uma revisão integrativa |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar