Gênero, maternidade e deficiência: significações e apontamentos para as práticas psicológicas junto à pessoas com deficiência.
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gesser, Marivete |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Amanda Macário de |
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dc.date.accessioned |
2021-08-23T11:18:57Z |
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dc.date.available |
2021-08-23T11:18:57Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226446 |
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dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Departamento de Psicologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Convenção de Direitos das Pessoas com Deficiência (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015) garantem os direitos sexuais e reprodutivos às pessoas com deficiência. Todavia, ainda há muitos desafios para a implementação dessa legislação no Brasil. O presente trabalho desenvolveu-se em conjunto com a dissertação de mestrado “Eu posso ser mãe, sim: processos de significação acerca da gestação e da maternidade de mulheres com deficiência” de Paula Helena Lopes. O estudo foi qualitativo, exploratório, embasado nos referenciais teóricos pautados na perspectiva histórico-cultural de Vigotski e na segunda geração do modelo social da deficiência. Teve como objetivo geral caracterizar a experiência da maternidade de mulheres com deficiência e especificamente de identificar questões que possam contribuir para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres com deficiência Realizou-se entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado. Participaram da pesquisa cinco mulheres com deficiência. O critério para participação no estudo foi o de que a gestação fosse anterior ao período de pesquisa. Para a análise das informações, foram categorizadas em temas e subtemas. Os resultados apontaram que a deficiência é um marcador social constituinte dos processos de gestar e ser mãe. Nesse sentido, destaca-se que as análises possibilitam contribuições para o entendimento da experiência da deficiência e de marcadores sociais variados, em especial o de gênero. O estudo evidenciou a relevância de formar psicólogos que promovam mediações positivas para este público que procura nossos serviços |
pt_BR |
dc.format.extent |
vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos sobre Deficiência |
pt_BR |
dc.title |
Gênero, maternidade e deficiência: significações e apontamentos para as práticas psicológicas junto à pessoas com deficiência. |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Lopes, Paula Helena de |
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