Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores: sobre implicações da censura na literatura infantil brasileira para a formação de pequenos leitores
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Machado, Caroline |
|
dc.contributor.author |
Schollemberg, Eduarda Sedrez |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-23T11:10:12Z |
|
dc.date.available |
2021-08-23T11:10:12Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226392 |
|
dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação.
Núcleo de Desenvolvimento Infantil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Tomando a literatura como importante mediador entre a criança e a cultura, destacamos, como objetivo central do trabalho aprofundar o conhecimento sobre práticas de mediação de leitura literária e suas implicações para a formação de bebês e crianças pequenas (0 a 3 anos), com ênfase para o estudo sobre as implicações da censura na literatura infantil brasileira. Nesse sentido, compartilhamos os resultados parciais (considerando o período de bolsa de junho a agosto de 2021) da pesquisa Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores: sobre implicações da censura na literatura infantil brasileira para a formação de pequenos leitores. Realizamos uma investigação que mapeou a produção acadêmica brasileira sobre a temática no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2009 a 2019. A análise preliminar das pesquisas aponta para uma discussão sobre o que seria “adequado” à faixa etária dos 0 aos 3 anos, revelando certa arbitrariedade (mercadológica) nos critérios de produção e seleção dos acervos destinados às crianças atreladas às concepções de infância que os perpassam, que não reconhecem a criança como sujeito ativo e crítico no processo de apropriação da cultura. Indicam que é preciso ultrapassar uma relação utilitária com a literatura e se desvencilhar de uma perspectiva moralizante que tem interditado, sobretudo, várias temáticas aos pequenos, com destaque às questões de gênero e de sexualidade. A escassez das pesquisas que tematizam a questão (apenas seis dissertações) reafirma a pertinência do tema e a necessidade de refletir sobre ele, algo que podemos ainda alcançar na ampliação da análise a partir do cotejamento com os outros dois capítulos da pesquisa que buscam analisar as relações entre os processos de mediação de leitura literária e a formação dos pequenos leitores e os aspectos da constituição de uma literatura infantil brasileira. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Infância |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Censura |
pt_BR |
dc.title |
Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores: sobre implicações da censura na literatura infantil brasileira para a formação de pequenos leitores |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar