Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores: sobre implicações da censura na literatura infantil brasileira para a formação de pequenos leitores

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores: sobre implicações da censura na literatura infantil brasileira para a formação de pequenos leitores

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Machado, Caroline
dc.contributor.author Schollemberg, Eduarda Sedrez
dc.date.accessioned 2021-08-23T11:10:12Z
dc.date.available 2021-08-23T11:10:12Z
dc.date.issued 2021-08-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226392
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Núcleo de Desenvolvimento Infantil. pt_BR
dc.description.abstract Tomando a literatura como importante mediador entre a criança e a cultura, destacamos, como objetivo central do trabalho aprofundar o conhecimento sobre práticas de mediação de leitura literária e suas implicações para a formação de bebês e crianças pequenas (0 a 3 anos), com ênfase para o estudo sobre as implicações da censura na literatura infantil brasileira. Nesse sentido, compartilhamos os resultados parciais (considerando o período de bolsa de junho a agosto de 2021) da pesquisa Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores: sobre implicações da censura na literatura infantil brasileira para a formação de pequenos leitores. Realizamos uma investigação que mapeou a produção acadêmica brasileira sobre a temática no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2009 a 2019. A análise preliminar das pesquisas aponta para uma discussão sobre o que seria “adequado” à faixa etária dos 0 aos 3 anos, revelando certa arbitrariedade (mercadológica) nos critérios de produção e seleção dos acervos destinados às crianças atreladas às concepções de infância que os perpassam, que não reconhecem a criança como sujeito ativo e crítico no processo de apropriação da cultura. Indicam que é preciso ultrapassar uma relação utilitária com a literatura e se desvencilhar de uma perspectiva moralizante que tem interditado, sobretudo, várias temáticas aos pequenos, com destaque às questões de gênero e de sexualidade. A escassez das pesquisas que tematizam a questão (apenas seis dissertações) reafirma a pertinência do tema e a necessidade de refletir sobre ele, algo que podemos ainda alcançar na ampliação da análise a partir do cotejamento com os outros dois capítulos da pesquisa que buscam analisar as relações entre os processos de mediação de leitura literária e a formação dos pequenos leitores e os aspectos da constituição de uma literatura infantil brasileira. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Mediação de leitura pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Censura pt_BR
dc.title Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores: sobre implicações da censura na literatura infantil brasileira para a formação de pequenos leitores pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Vídeo CNPQ - legendado.mp4 259.5Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar