Estudos bibliográficos sobre Currículo e identidade docente: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar.

DSpace Repository

A- A A+

Estudos bibliográficos sobre Currículo e identidade docente: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Conceição, Victor Julierme Santos da
dc.contributor.author Cobelo, Micael Carvalho Mendes Menezes
dc.date.accessioned 2021-08-23T10:50:02Z
dc.date.available 2021-08-23T10:50:02Z
dc.date.issued 2021-08-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226331
dc.description.abstract O projeto “Currículo e identidade docente: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar.” se constitui como projeto guarda chuva do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Educativa, Identidade Docente e Cultura Escolar (GEPPICE). O ciclo 2020/2021 do PIBIC se debruçou sobre o estado da arte em relação ao currículo e Educação Física escolar, sendo essa pesquisa um recorte do projeto guarda chuva. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi: identificar e apresentar os trabalhos acadêmicos sobre o Currículo na escola básica, evidenciando os principais pontos de debate que os pesquisadores do campo Educação Física traçam entre os anos 2010 e 2015. Para tanto, realizamos um estudo de revisão sistemática em periódicos do campo da Educação Física brasileira, resultando numa seleção de 19 artigos. Para a construção dessa revisão, foram seguidas as fases de identificação, localização, compilação e fichamento. No processo de identificação, foram escolhidos periódicos indexados pelo qualis capes como B2, B1 e A2, na área da Educação Física, sendo eles: Revista Movimento; Revista Pensar a Prática; Revista da Educação Física; Revista Brasileira de Ciências dos Esportes e Revista Motrivivência. Concluímos que, através da proposição de conteúdos específicos, reflexões teórico/filosóficas e análise de documentos curriculares, os artigos apresentados tiveram a preocupação de legitimar a Educação Física como componente curricular na escola, sendo ela responsável pela área do conhecimento que abrange a cultura corporal de movimento. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Prática Educativa pt_BR
dc.subject Cultura Escolar pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.title Estudos bibliográficos sobre Currículo e identidade docente: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar. pt_BR
dc.type Video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
VideoSic.mp4 228.8Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar