Estudos bibliográficos sobre Currículo e identidade docente: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar.
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Conceição, Victor Julierme Santos da |
|
dc.contributor.author |
Cobelo, Micael Carvalho Mendes Menezes |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-23T10:50:02Z |
|
dc.date.available |
2021-08-23T10:50:02Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226331 |
|
dc.description.abstract |
O projeto “Currículo e identidade docente: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar.” se constitui como projeto guarda chuva do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Educativa, Identidade Docente e Cultura Escolar (GEPPICE). O ciclo 2020/2021 do PIBIC se debruçou sobre o estado da arte em relação ao currículo e Educação Física escolar, sendo essa pesquisa um recorte do projeto guarda chuva. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi: identificar e apresentar os trabalhos acadêmicos sobre o Currículo na escola básica, evidenciando os principais pontos de debate que os pesquisadores do campo Educação Física traçam entre os anos 2010 e 2015. Para tanto, realizamos um estudo de revisão sistemática em periódicos do campo da Educação Física brasileira, resultando numa seleção de 19 artigos. Para a construção dessa revisão, foram seguidas as fases de identificação, localização, compilação e fichamento. No processo de identificação, foram escolhidos periódicos indexados pelo qualis capes como B2, B1 e A2, na área da Educação Física, sendo eles: Revista Movimento; Revista Pensar a Prática; Revista da Educação Física; Revista Brasileira de Ciências dos Esportes e Revista Motrivivência. Concluímos que, através da proposição de conteúdos específicos, reflexões teórico/filosóficas e análise de documentos curriculares, os artigos apresentados tiveram a preocupação de legitimar a Educação Física como componente curricular na escola, sendo ela responsável pela área do conhecimento que abrange a cultura corporal de movimento. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Educativa |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade docente |
pt_BR |
dc.title |
Estudos bibliográficos sobre Currículo e identidade docente: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar. |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar