Economia criativa e educação para o desenvolvimento sustentável: mapeando convergências pelo rastro do trabalho
Show simple item record
dc.contributor |
Univesidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Shiroma, Eneida Oto |
|
dc.contributor.author |
Olska, Bruno Augusto |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-23T10:19:00Z |
|
dc.date.available |
2021-08-23T10:19:00Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226238 |
|
dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências da Educação (CED)
Curso de Pedagogia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nos últimos anos, viu-se o crescente investimento em projetos de “Economia Criativa” e de “Desenvolvimento Sustentável”, que começam a ganhar espaços e são usados cada vez mais para justificar novas exigências à educação. O presente trabalho busca investigar suas propostas, as relações entre a Economia Criativa e o Desenvolvimento Sustentável e o que trazem de tendências para a transformação do Estado, da participação privada nas políticas públicas e na educação. Parte-se da análise de documentos de Organismos Internacionais, destacadamente do BID e da CEPAL, que abordam tais conceitos e ajudem a compreender os projetos de desenvolvimento para o continente latino-americano na próxima década. Tal análise baseia-se em leituras teóricas para compreender os fundamentos epistemológicos dos projetos em questão, à exemplo do estruturalismo cepalino e da recente contribuição do pensamento “neoschumpeteriano”. Para situar criticamente tais propostas no contexto social e econômico do capitalismo dependente latino-americano, em especial brasileiro, recorremos principalmente à Teoria Marxista da Dependência e de seus conceitos, como “dependência” e “superexploração da força de trabalho”. Trabalhamos com a hipótese de que as transformações na estrutura econômica apontadas pela Economia Criativa e pelo Desenvolvimento Sustentável exigem, em contrapartida, transformações na formação da força de trabalho, implicando reformas na escola e na educação. As leituras e análises permitiram mapear alguns fundamentos para a compreensão crítica dessas anunciadas transformações. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho e educação |
pt_BR |
dc.subject |
desenvolvimento sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
economia criativa |
pt_BR |
dc.subject |
política educacional |
pt_BR |
dc.title |
Economia criativa e educação para o desenvolvimento sustentável: mapeando convergências pelo rastro do trabalho |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar