Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em espaços de difícil acesso

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Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em espaços de difícil acesso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nicolazzi, Lauro Cesar
dc.contributor.author Berndt, Rafael Wehmuth
dc.date.accessioned 2021-08-22T01:58:03Z
dc.date.available 2021-08-22T01:58:03Z
dc.date.issued 2021-08-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226125
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.description.abstract O projeto realizado em parceria com a Celesc tem como o objetivo desenvolvimento de uma plataforma robotizada para o transporte de transformadores a locais de difícil acesso. A troca de transformadores é realizada manualmente pelos operários da empresa, fato que devido ao peso da carga e da necessidade de cortar o fornecimento de energia momentaneamente, causa problemas à empresa. Dessa forma, deseja-se projetar uma plataforma que possa realizar a operação de forma facilitada e mais rápida, otimizando a troca e reduzindo eventuais prejuízos. A metodologia adotada pelo laboratório para o projeto foi a PRODIP, desenvolvida pelo laboratório NEDIP/UFSC que é referência nacional na área de projeto. Assim, coube ao bolsista e à equipe seguir a metodologia e utilizar suas ferramentas de análise e síntese para extrair as necessidades do usuário e as transformar, por meio de pesquisa e projeto, em uma concepção para o produto. A entrada do bolsista no projeto ocorreu no período final do projeto informacional, etapa que consiste em extrair informações relacionadas a patentes, normas, produtos similares e colher requisitos dos usuários, convertendo-os para parâmetros mensuráveis chamados especificações de projeto. Após essa etapa iniciou-se o projeto conceitual, no qual a maior parte das atividades do bolsista foram desenvolvidas. O projeto conceitual tem como o objetivo atingir um conceito ou concepção ideal para o problema, a fim de que possa ser base para o projeto e aprofundamento dos subsistemas na parte preliminar. Dessa forma, o aluno, conjuntamente a equipe, pode desenvolver a estrutura funcional que é a divisão das ações da plataforma em função global, funções parciais e funções elementares e, após isso, achar princípios de solução para cada função elementar. Com a matriz de soluções prontas, iniciou-se o processo de geração e avaliação de concepções, para que o grupo criasse conceitos físicos, dos quais os considerados melhores foram mais aprofundados para avaliação de viabilidade e possíveis componentes. Assim, tendo as concepções geradas e aprofundadas, o bolsista auxiliou a equipe na seleção do conceito mais adequado para a plataforma. A decisão da concepção mais adequada finaliza o projeto conceitual e também a vigência da bolsa. A partir da escolha, inicia-se o projeto preliminar no qual ocorrerá o projeto da concepção e de seus subsistemas de fato, utilizando metodologias de engenharia e ferramentas de simulação e modelagem. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject CELESC pt_BR
dc.subject veículos pt_BR
dc.subject geometria de esterçamento pt_BR
dc.subject Plataforma robotica pt_BR
dc.title Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em espaços de difícil acesso pt_BR
dc.type Video pt_BR


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