Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso

DSpace Repository

A- A A+

Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vieira, Rodrigo de Souza
dc.contributor.author Peralta, Thayse Francielle
dc.date.accessioned 2021-08-19T17:23:09Z
dc.date.available 2021-08-19T17:23:09Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225962
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Mecânica. pt_BR
dc.description.abstract A instalação de transformadores em locais confinados, como subestações em condomínios, é um grande desafio operacional enfrentado pela CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.), uma vez que estes equipamentos são de grande porte e os trajetos a serem percorridos até o local comumente são repletos de obstáculos, como rampas, degraus e corredores estreitos. Por isso, têm-se o objetivo de eliminar, ou ao menos reduzir, a ação humana ativa nestes serviços, a partir do desenvolvimento de uma plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso com autonomia para realizar a carga e descarga do transformador sem o esforço humano, garantindo a segurança do operador e reduzindo a propensão a acidentes. Para tal projeto, o Laboratório de Robótica Aplicada Raul Guenther (LAR) e o Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos (LASHIP) adotaram como metodologia o modelo PRODIP, desenvolvido pelo NEDIP (Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos) do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. No período da vigência da bolsa, a aluna de iniciação científica teve como atividades auxiliar nas etapas referentes ao projeto conceitual da plataforma, iniciando pela etapa 8 (estabelecimento da função global, sub-funções e funções elementares), dando sequência pela etapa 9 (determinação das possíveis soluções para as funções), etapa 12 (estudo das soluções encontradas para cada função), seguida pela etapa 13 (estabelecimento de concepções para o produto) e a etapa 14 (estudo para a definição do conceito ideal). A vigência da bolsa se encerrou com o início do projeto preliminar da plataforma. Maiores detalhes dos resultados obtidos para as sub-funções, funções elementares e princípios de solução, bem como para as concepções da plataforma, foram omitidos em virtude do Termo de Confidencialidade assinado entre a CELESC e a UFSC. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Mecanismos pt_BR
dc.subject Pesquisa e Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Sistema de Direção pt_BR
dc.subject Robotica pt_BR
dc.subject Autopropelida pt_BR
dc.title Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso pt_BR
dc.type Video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
SIC - LAR - 2021.mp4 242.9Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar