Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vieira, Rodrigo de Souza |
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dc.contributor.author |
Peralta, Thayse Francielle |
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dc.date.accessioned |
2021-08-19T17:23:09Z |
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dc.date.available |
2021-08-19T17:23:09Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225962 |
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dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro Tecnológico.
Departamento de Engenharia Mecânica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A instalação de transformadores em locais confinados, como subestações em condomínios, é um grande desafio operacional enfrentado pela CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.), uma vez que estes equipamentos são de grande porte e os trajetos a serem percorridos até o local comumente são repletos de obstáculos, como rampas, degraus e corredores estreitos.
Por isso, têm-se o objetivo de eliminar, ou ao menos reduzir, a ação humana ativa nestes serviços, a partir do desenvolvimento de uma plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso com autonomia para realizar a carga e descarga do transformador sem o esforço humano, garantindo a segurança do operador e reduzindo a propensão a acidentes.
Para tal projeto, o Laboratório de Robótica Aplicada Raul Guenther (LAR) e o Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos (LASHIP) adotaram como metodologia o modelo PRODIP, desenvolvido pelo NEDIP (Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos) do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC.
No período da vigência da bolsa, a aluna de iniciação científica teve como atividades auxiliar nas etapas referentes ao projeto conceitual da plataforma, iniciando pela etapa 8 (estabelecimento da função global, sub-funções e funções elementares), dando sequência pela etapa 9 (determinação das possíveis soluções para as funções), etapa 12 (estudo das soluções encontradas para cada função), seguida pela etapa 13 (estabelecimento de concepções para o produto) e a etapa 14 (estudo para a definição do conceito ideal). A vigência da bolsa se encerrou com o início do projeto preliminar da plataforma.
Maiores detalhes dos resultados obtidos para as sub-funções, funções elementares e princípios de solução, bem como para as concepções da plataforma, foram omitidos em virtude do Termo de Confidencialidade assinado entre a CELESC e a UFSC. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Mecanismos |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa e Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de Direção |
pt_BR |
dc.subject |
Robotica |
pt_BR |
dc.subject |
Autopropelida |
pt_BR |
dc.title |
Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
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