Acolhimento e sucesso escolar no ensino superior: desenvolvendo estratégias integradoras na UFSC
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Feitosa, Lígia |
|
dc.contributor.author |
Silva, Jéssica Petronilha da |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-16T16:47:22Z |
|
dc.date.available |
2021-08-16T16:47:22Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225808 |
|
dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Curso de Psicologia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com a expansão e a democratização do ensino superior no Brasil, houve mudanças significativas no perfil do estudante universitário. Ainda que a heterogeneidade do perfil discente represente um indicador de sucesso das políticas de acesso ao ensino superior, há muitos desafios a serem superados para garantir o apoio pedagógico, psicológico, de inclusão e suporte financeiro desses acadêmicos. Entende-se que o modelo de ensino adotado nas universidades, mesmo proporcionando a heterogeneidade do perfil estudantil, também pode contribuir para a manutenção de um ambiente competitivo. Esse modelo também, ao prezar pela produtividade, pode atuar como barreiras nas trajetórias acadêmicas e profissionais de universitários. Para melhor compreender essa realidade, a psicologia escolar tem defendido que a construção de espaços de acolhimento na universidade pode promover potentes processos de desenvolvimento e de sucesso escolar. Por outro lado, os estudos na área apontam concepções diversas e multifatoriais para abordar o acolhimento e sua relação com o sucesso escolar. Nesse sentido, esse estudo teve por objetivo geral mapear as concepções de acolhimento adotadas em produções nacionais em psicologia e ensino superior. A partir do levantamento de artigos nas principais bases de dados, foram identificados vinte e quatro estudos que se vinculam à temática de acolhimento, às ações afirmativas e às intervenções com estudantes universitários. A maior parte desses artigos, com diversidade teórica-metodológica, associam o conceito de acolhimento à permanência e integração de estudantes. Para agendas futuras de pesquisa, defende-se ampliar o conceito de acolhimento a partir do reconhecimento das universidades espaços de aprendizagem e da atividade criadora como potência da comunidade acadêmica, do papel social dessas instituições e, ainda, das contribuições da psicologia no desenvolvimento de alianças/redes com os diferentes atores educativos para o fortalecimento da vivência universitária. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Resumo + Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
psicologia |
pt_BR |
dc.subject |
processos educacionais |
pt_BR |
dc.title |
Acolhimento e sucesso escolar no ensino superior: desenvolvendo estratégias integradoras na UFSC |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Cord, Denise |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar