Acolhimento e sucesso escolar no ensino superior: desenvolvendo estratégias integradoras na UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Acolhimento e sucesso escolar no ensino superior: desenvolvendo estratégias integradoras na UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Feitosa, Lígia
dc.contributor.author Silva, Jéssica Petronilha da
dc.date.accessioned 2021-08-16T16:47:22Z
dc.date.available 2021-08-16T16:47:22Z
dc.date.issued 2021-08-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225808
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas Curso de Psicologia pt_BR
dc.description.abstract Com a expansão e a democratização do ensino superior no Brasil, houve mudanças significativas no perfil do estudante universitário. Ainda que a heterogeneidade do perfil discente represente um indicador de sucesso das políticas de acesso ao ensino superior, há muitos desafios a serem superados para garantir o apoio pedagógico, psicológico, de inclusão e suporte financeiro desses acadêmicos. Entende-se que o modelo de ensino adotado nas universidades, mesmo proporcionando a heterogeneidade do perfil estudantil, também pode contribuir para a manutenção de um ambiente competitivo. Esse modelo também, ao prezar pela produtividade, pode atuar como barreiras nas trajetórias acadêmicas e profissionais de universitários. Para melhor compreender essa realidade, a psicologia escolar tem defendido que a construção de espaços de acolhimento na universidade pode promover potentes processos de desenvolvimento e de sucesso escolar. Por outro lado, os estudos na área apontam concepções diversas e multifatoriais para abordar o acolhimento e sua relação com o sucesso escolar. Nesse sentido, esse estudo teve por objetivo geral mapear as concepções de acolhimento adotadas em produções nacionais em psicologia e ensino superior. A partir do levantamento de artigos nas principais bases de dados, foram identificados vinte e quatro estudos que se vinculam à temática de acolhimento, às ações afirmativas e às intervenções com estudantes universitários. A maior parte desses artigos, com diversidade teórica-metodológica, associam o conceito de acolhimento à permanência e integração de estudantes. Para agendas futuras de pesquisa, defende-se ampliar o conceito de acolhimento a partir do reconhecimento das universidades espaços de aprendizagem e da atividade criadora como potência da comunidade acadêmica, do papel social dessas instituições e, ainda, das contribuições da psicologia no desenvolvimento de alianças/redes com os diferentes atores educativos para o fortalecimento da vivência universitária. pt_BR
dc.format.extent Resumo + Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject acolhimento pt_BR
dc.subject ensino superior pt_BR
dc.subject psicologia pt_BR
dc.subject processos educacionais pt_BR
dc.title Acolhimento e sucesso escolar no ensino superior: desenvolvendo estratégias integradoras na UFSC pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cord, Denise


Files in this item

Files Size Format View
SIC 2020-2021.mov 12.25Mb QuickTime video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar