O ensino de psicologia nas licenciaturas: formação docente e práxis pedagógica
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Diogo, Maria Fernanda |
|
dc.contributor.author |
Christ, Charles Augusto |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-16T16:46:05Z |
|
dc.date.available |
2021-08-16T16:46:05Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225806 |
|
dc.description.abstract |
Durante a formação inicial docente, os/as licenciandos/as precisam desenvolver sólidos conhecimentos teórico-metodológicos em sua área de atuação específica e, também, no campo da Educação, propiciando que eles/as sejam capazes de [re]pensar continuamente a ação educativa. A disciplina de psicologia se insere naquelas que debatem os processos educativos e deve apresentar aos/às futuros/as docentes reflexões críticas e contextualizadas, refutando reducionismos e naturalizações, problematizando a diversidade de sujeitos matriculados nos sistemas educativos e mantendo um compromisso ético com processos inclusivos e de transformação social. Por meio de uma pesquisa de campo qualitativa, de caráter exploratório, este estudo teve como objetivo interpretar a potencialidade de o ensino de psicologia contribuir para que os/as futuros/as professores/as formem uma práxis docente. A coleta de dados se efetivou por meio de questionários online, respondidos por 98 licenciandos/as matriculados/as na Universidade Federal de Santa Catarina. Na análise dos dados, verificou-se que os sentidos atribuídos aos conteúdos de psicologia contribuíram para a construção de uma visão crítico-reflexiva sobre o cotidiano escolar, calcada num compromisso ético-político. A disciplina abordou conteúdos considerados relevantes e pertinentes ao cotidiano escolar, propiciou debates que ampliaram os horizontes interpretativos dos/as licenciandos/as, significados como nodais para a formação da práxis docente. Foram apontadas falhas na conexão entre a teoria e a prática, no debate das especificidades da escola pública e de algumas temáticas do cotidiano escolar e na articulação com outras disciplinas do currículo. Os conteúdos da disciplina de psicologia ofertada às licenciaturas não são abordados por outras unidades curriculares, assim sugere-se repensar sua ementa, melhor delimitando as temáticas que devem ser abordadas à luz dos referenciais teóricos da psicologia. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Psicologia |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciaturas |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Práxis Docente |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de psicologia nas licenciaturas: formação docente e práxis pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar