Estratégias de comercialização de energias renováveis

DSpace Repository

A- A A+

Estratégias de comercialização de energias renováveis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bornia, Antonio Cezar
dc.contributor.author Pereira, Luísa Zeredo
dc.date.accessioned 2021-08-13T11:51:26Z
dc.date.available 2021-08-13T11:51:26Z
dc.date.issued 2021-08-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225765
dc.description Seminário de Iniciação Científica; Universidade Federal de Santa Catarina; Centro Tecnológico; Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas pt_BR
dc.description.abstract A crescente demanda de eletricidade no Brasil exige uma maior geração de energia elétrica no país. Além disso, exige que esta geração seja feita de forma eficiente, com uma matriz elétrica mais diversa e cada vez mais renovável. Neste sentido, o papel do mercado de energia brasileiro é fundamental. O mercado está divido em ambiente de contratação regulado (ACR) e ambiente de contratação livre (ACL). Portanto, os consumidores cativos participam do ambiente regulado, ou seja, só podem comprar energia das distribuidoras detentoras da concessão ou permissão na área onde se localizam. Já os consumidores livres participam do ambiente livre, ou seja, podem comprar energia livremente dentro do mercado. O objetivo deste estudo é fazer uma análise do mercado híbrido brasileiro, onde estão presentes os ambientes de contratação regulado e livre, e seu papel na eficiência no setor de energia elétrica do país. Conclui-se que para as características do país, essa é a configuração do mercado que atende melhor os investidores e a população. Além disso, a participação e incentivos do governo são essenciais para o crescimento do setor elétrico. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject dados governamentais abertos pt_BR
dc.subject escala pt_BR
dc.subject setor elétrico brasileiro pt_BR
dc.subject mercado de energia pt_BR
dc.subject ambiente de contratação pt_BR
dc.title Estratégias de comercialização de energias renováveis pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Mendonça, Anny Key de Souza


Files in this item

Files Size Format View
VIDEO PIBIC 2021 2.mp4 44.37Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar