Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Jinkings, Nise Maria Tavares |
|
dc.contributor.author |
Vasconcelos, Sherlyn Pereira de |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-05T12:07:06Z |
|
dc.date.available |
2021-07-05T12:07:06Z |
|
dc.date.issued |
2020-12-17 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224575 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo objetivou analisar o processo recente de inclusão escolar de pessoas
com deficiência, tendo como base empírica o Colégio de Aplicação da UFSC, em
Florianópolis (SC). Parte do entendimento de que a Educação é um direitofundamental e que colabora para o pleno exercício da cidadania e participação em
sociedade das pessoas com deficiência. A análise visou resgatar a complexidade
dos processos que constituem o atendimento educacional de estudantes com
deficiência, tratando articuladamente e contextualizadamente das interpretações
teóricas sobre deficiência, inclusão escolar e Educação escolar a fim de desvelar
aspectos sociais, científicos e políticos que circunscrevem sua trajetória. A pesquisa
empírica centrou-se em entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos no
atendimento aos alunos com deficiência no Colégio de Aplicação da UFSC, no ano
de 2019, fruto das experiências possibilitadas pelo estágio docente. A análise
aplicada voltou-se para a sistematização dos elementos discursivos que se referem
às dimensões dos processos de inclusão escolar e à forma como os sujeitos
pesquisados interpretam a prática pedagógica e a interação como mediação nos
processos de ensino e aprendizagem na classe inclusiva, construindo um diálogo
reflexivo com a teoria de aprendizagem de Vygotsky. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aimed to analyze the recent process of school inclusion of people with
disabilities, based on the empirical basis of the UFSC College of Application, inFlorianópolis (SC). It starts from the understanding that Education is a fundamental
right and that it contributes to the exercise of citizenship and participation in society of
people with disabilities. An analysis aimed to rescue the complexity of the processes
that precede the educational assistance of students with disabilities, dealing in an
articulate and contextualized way with the theoretical interpretations on disability,
school inclusion and school education in order to unveil the social, scientific and
political aspects that circumscribe their trajectory. The empirical research focused on
semi-structured changes with the subjects involved in assisting students with
disabilities at the UFSC Application College, in 2019, as a result of the experiences
made possible by the teaching internship. The applied analysis turned to the
systematization of the discursive elements that refer to the dimensions of the
processes of school inclusion and the way the respondents interpret the pedagogical
practice and the interaction as mediation in the teaching and learning processes in
the included class, building a reflective dialogue with Vygotsky's theory of learning. |
pt_BR |
dc.format.extent |
81 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Deficiência. |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar. |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial. |
pt_BR |
dc.subject |
Vygotsky. |
pt_BR |
dc.subject |
Disability. |
pt_BR |
dc.subject |
School inclusion. |
pt_BR |
dc.subject |
Special education. |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar