Implementação da metodologia BPM em processo de uma empresa de educação
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Maldonado, Mauricio Uriona |
|
dc.contributor.author |
Franquini, Kalina Bassotto |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-19T02:23:31Z |
|
dc.date.available |
2021-05-19T02:23:31Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-04 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223270 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho se desenvolve a partir de um projeto de melhoria de processos contratado pela Empresa X, que se dedica à venda de cursos e consultorias. A empresa em questão procurava atingir maior eficiência operacional e automatizar seus processos, sendo que vinha enfrentando dificuldades no controle e gerenciamento, o que acarretava em problemas como retrabalho e perda de informações. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar, em forma de uma pesquisa-ação, a aplicação da metodologia BPM e os ganhos obtidos em um processo de suporte da Gerência de Recursos Humanos, denominado Programa de Educação Corporativa. Inicialmente apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre BPM, a fim de conceituar os principais termos abordados. Para fins de elucidar o desenvolvimento, este trabalho discorre sobre a aplicação da metodologia no processo mencionado, bem como os resultados obtidos após implementação no sistema BPMS. Os resultados, mostrados na discussão de resultados e conclusão, abordam melhorias de eficiência operacional e foram medidos através de dois principais indicadores: horas de execução e custo de mão de obra, que apresentaram redução de aproximadamente 46% em relação ao estado inicial do processo. Além das reduções de custo e tempo, a utilização da metodologia e a implementação do BPMS também possibilitaram maior transparência organizacional, uma vez que os processos automatizados podem ser acompanhados no sistema por todos os colaboradores da empresa. Ainda, obtiveram-se outros ganhos qualitativos como desburocratização do processo e capacitação dos colaboradores envolvidos, os quais foram fortalecidos pelo engajamento da alta liderança. |
pt_BR |
dc.format.extent |
99 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Business Process Management (BPM) |
pt_BR |
dc.subject |
Processos de Negócio |
pt_BR |
dc.subject |
Business Process Management Systems (BPMS) |
pt_BR |
dc.subject |
Eficiência Operacional |
pt_BR |
dc.title |
Implementação da metodologia BPM em processo de uma empresa de educação |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar