Contribuições da Pedagogia da Libertação para as práticas em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na promoção da autonomia e cidadania

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Contribuições da Pedagogia da Libertação para as práticas em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na promoção da autonomia e cidadania

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Neves, Janaina das
dc.contributor.author Vedana, Greicy
dc.date.accessioned 2021-05-18T11:06:23Z
dc.date.available 2021-05-18T11:06:23Z
dc.date.issued 2021-05-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223181
dc.description TCC(graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Nutrição. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo principal desse trabalho é elaborar, a partir do diálogo entre as obras de Paulo Freire e Josué de Castro, proposições que possam contribuir para a promoção da autonomia e cidadania por meio da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A partir do levantamento do legado teórico dos autores de referência (bem como de seus principais tributários na área da Nutrição), elaborar proposições e diálogos possíveis com as práticas já existentes na EAN. A partir daí, apresentar de que forma essas proposições podem contribuir com experiências exitosas em EAN, no sentido de reforçar a construção dos conceitos de autonomia, cidadania, educação libertadora e protagonismo nas comunidades escolares de Florianópolis. Assim sendo, foi realizada, além da pesquisa na obra dos autores supracitados, revisão bibliográfica com o objetivo de traçar um panorama dos trabalhos já realizados na área, incluindo diálogos entre Freire e Castro. A partir de três experiências exitosas em EAN e, com base no referencial teórico, foram elaboradas contribuições e proposições para que se pudesse atingir os objetivos propostos. pt_BR
dc.description.abstract The main objective of this work is to elaborate, based on the dialogue between the legacy of Paulo Freire and Josué de Castro, propositions that can contribute to the promotion of autonomy and citizenship through Food and Nutrition Education (EAN). The research started from the theoretical legacy of the reference authors (as well as their main tributaries in the area of Nutrition), elaborating possible proposals and dialogues with the practices already existing in the EAN. From there, present how these propositions can contribute to successful experiences in EAN, in order to reinforce the construction of the concepts of autonomy, citizenship, liberating education and protagonism in the school communities in Florianópolis. Therefore, in addition to researching the work of the aforementioned authors, a bibliographic review was carried out in order to outline an overview of the works already carried out in the area, including dialogues between Freire and Castro. Based on three successful experiences in EAN and, based on the theoretical framework, contributions and propositions were elaborated so that’s how the objectives were achieved. pt_BR
dc.format.extent 67 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Paulo Freire pt_BR
dc.subject Josué de Castro pt_BR
dc.subject Educação Alimentar e Nutricional pt_BR
dc.subject Food and Nutrition Education pt_BR
dc.title Contribuições da Pedagogia da Libertação para as práticas em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na promoção da autonomia e cidadania pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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