dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Hochheim, Norberto |
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dc.contributor.author |
Kirch, Beatriz Pereira |
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dc.date.accessioned |
2021-05-17T14:13:02Z |
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dc.date.available |
2021-05-17T14:13:02Z |
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dc.date.issued |
2021-05-07 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223070 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diante das incertezas que se tem quanto ao futuro, é necessário que sejam realizadas
análises de risco, durante o processo da tomada decisão de um investimento, a fim
de identificar as variáveis que podem impactar significativamente a rentabilidade de
um empreendimento ferroviário, visto que os recursos financeiros associados são
altíssimos e limitados. Dessa forma, neste trabalho, é realizado a análise de risco da
viabilidade econômico-financeira da concessão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), localizada entre os municípios de Ilhéus e Caetité, no estado da Bahia.
Através dos indicadores VPL, TIR, payback simples e payback descontado foi
analisado a viabilidade do empreendimento. De modo a complementar a análise de
viabilidade do empreendimento e identificar as variáveis que impactam
significativamente a rentabilidade do projeto, realizou-se a análise de sensibilidade
das variáveis de entrada e saída do fluxo de caixa, onde variou-se positivamente e
negativamente em porcentagens de 10%, 20% e 30% as variáveis demanda, lucro
líquido e capex. Por fim, realizou-se a simulação de Monte Carlo, com o intuito de
compreender como a variabilidade dos elementos com maior impacto no fluxo de
caixa influenciam a rentabilidade do empreendimento, bem como a probabilidade que
está relacionada a ocorrência dos resultados. Fundamentado nas análises, verificou se que o projeto apresenta uma grande variabilidade, onde pequenas alterações nas
variáveis de entrada e saída do fluxo de caixa são suficientes para alterar
significativamente o VPL do projeto, denotando o elevado risco associado ao
empreendimento. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In view of the uncertainties about the future, it is necessary to carry out risk analyzes,
during the decision-making process of an investment, in order to identify the variables
that can significantly impact the profitability of a railway undertaking, given that the
resources associated financial resources are very high and limited. Thus, in this work,
the risk analysis of the economic and financial feasibility of the concession for the
Railway of East-West Integration (FIOL) is carried out, located between the
municipalities of Ilhéus and Caetité, in the state of Bahia. Using the indicators NPV,
TIR, simple payback and discounted payback, the viability of the project was analyzed.
In order to complement the project's feasibility analysis and identify the variables that
significantly impact the project's profitability, a sensitivity analysis of the cash flow input
and output variables was carried out, where it varied positively and negatively in
percentages of 10%, 20% and 30% demand, net profit and capex. Finally, the Monte
Carlo simulation was carried out in order to understand how the variability of the
elements with the greatest impact on cash flow influence the profitability of the project,
as well as the probability that is related to the occurrence of the results. Based on the
analyzes, it was found that the project has great variability, where small changes in the
variables of cash flow input and output are sufficient to significantly change the
project's NPV, denoting the high risk associated with the project. |
pt_BR |
dc.format.extent |
133 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Análise de risco; Análise de sensibilidade; Simulação de Monte Carlo |
pt_BR |
dc.title |
Análise de risco da viabilidade econômico-financeira da Ferrovia de Integração Oeste-Leste trecho entre Ilhéus/BA e Caetité/BA |
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dc.type |
TCCgrad |
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