Análise de risco da viabilidade econômico-financeira da Ferrovia de Integração Oeste-Leste trecho entre Ilhéus/BA e Caetité/BA

DSpace Repository

A- A A+

Análise de risco da viabilidade econômico-financeira da Ferrovia de Integração Oeste-Leste trecho entre Ilhéus/BA e Caetité/BA

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Hochheim, Norberto
dc.contributor.author Kirch, Beatriz Pereira
dc.date.accessioned 2021-05-17T14:13:02Z
dc.date.available 2021-05-17T14:13:02Z
dc.date.issued 2021-05-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223070
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract Diante das incertezas que se tem quanto ao futuro, é necessário que sejam realizadas análises de risco, durante o processo da tomada decisão de um investimento, a fim de identificar as variáveis que podem impactar significativamente a rentabilidade de um empreendimento ferroviário, visto que os recursos financeiros associados são altíssimos e limitados. Dessa forma, neste trabalho, é realizado a análise de risco da viabilidade econômico-financeira da concessão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), localizada entre os municípios de Ilhéus e Caetité, no estado da Bahia. Através dos indicadores VPL, TIR, payback simples e payback descontado foi analisado a viabilidade do empreendimento. De modo a complementar a análise de viabilidade do empreendimento e identificar as variáveis que impactam significativamente a rentabilidade do projeto, realizou-se a análise de sensibilidade das variáveis de entrada e saída do fluxo de caixa, onde variou-se positivamente e negativamente em porcentagens de 10%, 20% e 30% as variáveis demanda, lucro líquido e capex. Por fim, realizou-se a simulação de Monte Carlo, com o intuito de compreender como a variabilidade dos elementos com maior impacto no fluxo de caixa influenciam a rentabilidade do empreendimento, bem como a probabilidade que está relacionada a ocorrência dos resultados. Fundamentado nas análises, verificou se que o projeto apresenta uma grande variabilidade, onde pequenas alterações nas variáveis de entrada e saída do fluxo de caixa são suficientes para alterar significativamente o VPL do projeto, denotando o elevado risco associado ao empreendimento. pt_BR
dc.description.abstract In view of the uncertainties about the future, it is necessary to carry out risk analyzes, during the decision-making process of an investment, in order to identify the variables that can significantly impact the profitability of a railway undertaking, given that the resources associated financial resources are very high and limited. Thus, in this work, the risk analysis of the economic and financial feasibility of the concession for the Railway of East-West Integration (FIOL) is carried out, located between the municipalities of Ilhéus and Caetité, in the state of Bahia. Using the indicators NPV, TIR, simple payback and discounted payback, the viability of the project was analyzed. In order to complement the project's feasibility analysis and identify the variables that significantly impact the project's profitability, a sensitivity analysis of the cash flow input and output variables was carried out, where it varied positively and negatively in percentages of 10%, 20% and 30% demand, net profit and capex. Finally, the Monte Carlo simulation was carried out in order to understand how the variability of the elements with the greatest impact on cash flow influence the profitability of the project, as well as the probability that is related to the occurrence of the results. Based on the analyzes, it was found that the project has great variability, where small changes in the variables of cash flow input and output are sufficient to significantly change the project's NPV, denoting the high risk associated with the project. pt_BR
dc.format.extent 133 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Análise de risco; Análise de sensibilidade; Simulação de Monte Carlo pt_BR
dc.title Análise de risco da viabilidade econômico-financeira da Ferrovia de Integração Oeste-Leste trecho entre Ilhéus/BA e Caetité/BA pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Beatriz_Pereira_Kirch.pdf 1.722Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar