dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Colussi, Claudia Flemming |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Thayná Ferreira Simões de |
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dc.date.accessioned |
2021-05-11T20:24:21Z |
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dc.date.available |
2021-05-11T20:24:21Z |
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dc.date.issued |
2021-03-19 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222901 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introdução: A comunidade surda ao procurar os serviços de saúde e, dentre eles, os
atendimentos odontológicos, ainda se depara com serviços e profissionais
despreparados em oferecer um atendimento acessível e integral. Como paciente
odontológico, a barreira da comunicação se impõe ao surdo refletindo em um menor
vínculo paciente-dentista, atendimentos incompletos e/ou pouco resolutivos, e
impossibilidade de autonomia do surdo sobre seu processo saúde-doença. Objetivo:
Discutir a percepção dos pacientes com surdez em relação ao atendimento odontológico.
Metodologia: Trata-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa no qual
foram entrevistadas 17 pessoas da comunidade surda ligadas à Associação de Surdos da
Grande Florianópolis. A coleta de dados se deu através da aplicação de um roteiro de
entrevista e posterior transcrição e análise de conteúdo dos relatos. Resultados: Os
participantes se identificam como surdos em sua maioria e não se consideram
deficientes ou pacientes especiais, mas sim pessoas que precisam de um atendimento
adaptado às suas especificidades. Ampla maioria compreende a importância de buscar
atendimento odontológico, dizem procurá-lo com frequência e a princípio constatam ter
autonomia e segurança nos atendimentos que receberam. No entanto, ao serem
questionados sobre a comunicação com o profissional, consideram que ser surdo
provoca um tratamento negativo pelo dentista. Além disso, a Libras não é conhecida
pelo profissional e não há a presença do intérprete, causando a dependência de amigos
ou parentes para fazer a interpretação. Por fim, a maioria declara ter dificuldade de
comunicação durante o atendimento, o que os leva a não se sentirem compreendidos e
nem compreenderem o dentista. Conclusão: As barreiras na comunicação, aliadas à
falta de capacitação profissional e desconhecimento da cultura surda, ainda são uma
realidade no contexto da saúde bucal das pessoas com surdez. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introduction: The deaf community when seeking health services and, among them,
dental care, still faces services and professionals unprepared to offer accessible and
comprehensive care. As a dental patient, the communication barrier imposes itself on
the deaf reflecting in a lower patient-dentist bond, incomplete care and/or unresolved,
and the impossibility of deaf autonomy over their health-disease process. Objective: To
discuss the perception of patients with deafness in relation to dental care. Methodology:
This is a cross-sectional study of qualitative approach in which 17 people from the deaf
community were interviewed. They all were linked to the Associação de Surdos da
Grande Florianópolis, an Association. Data collection took place through the
application of an interview script and subsequent transcription and analysis of the
reports. Results: The participants identify themselves as deaf in their majority and do
not consider themselves disabled or special patients, but people who need a care adapted
to their specificities. A large majority understands the importance of seeking dental
care, they say they seek it often and at first they confirmed to have autonomy and
security in the care they received. However, when asked about communication with the
professional they consider that being deaf causes a negative treatment by the dentist.
Moreover, Libras is not known by the professional and there is no presence of an
interpreter, causing dependence on friends or relatives to make the interpretation
Finally, the majority stated that they had communication difficulties during the
appointment, which made them feel neither understood by the dentist nor do they
understand him. Conclusion: The communication barriers, associated with the lack of
professional training and ignorance of deaf culture, are still a reality in the context of
oral health of people with deafness. |
pt_BR |
dc.format.extent |
64 |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Pessoas com surdez |
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dc.subject |
Assistência odontológica |
pt_BR |
dc.subject |
Barreiras de Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde |
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dc.title |
Odontologia surda: dificuldades enfrentadas pela pessoa com surdez no atendimento odontológico e como superá-las. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |