O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS DESAFIOS E DAS CONTRIBUIÇÕES APRESENTADAS PELAS PESQUISAS DA ÁREA

DSpace Repository

A- A A+

O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS DESAFIOS E DAS CONTRIBUIÇÕES APRESENTADAS PELAS PESQUISAS DA ÁREA

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Leonel, André Ary
dc.contributor.author Rodrigues, Sarah das Neves
dc.date.accessioned 2021-04-08T16:20:30Z
dc.date.available 2021-04-08T16:20:30Z
dc.date.issued 2020-09-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221849
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Física no Ensino Fundamental não é um tópico muito explorado no curso de Licenciatura em Física, mas sua importância tem crescido dentro do contexto da publicação da BNCC, que prevê a inserção de muitos temas diretamente relacionados com a Física para todas as etapas do Ensino Básico. Dessa forma, torna-se evidente a importância de estudar sobre esse tópico e levantar as principais contribuições publicadas acerca desse tema, assim como averiguar os principais desafios que os professores responsáveis por esse ensino estão enfrentando. Neste trabalho temos como objetivo analisar as publicações, no período de 2006 a 2019, relativas a essa área nos três maiores eventos nacionais que contemplam o ensino de Física, sendo eles: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Os artigos encontrados foram categorizados e analisados a partir do método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A categoria com mais artigos listados foi “aplicações de propostas didáticas” que foi posteriormente analisada a partir de tópicos gerais, como crescimento das publicações ao longo dos anos, faixa etária destinada e temas dentro da Física. Também foi analisado os principais desafios trazidos nas propostas e suas contribuições para o ensino de Física no Ensino Fundamental. Os resultados mostram que há uma grande variedade de contribuições para essa etapa de ensino. Em relação aos desafios, eles são muito similares aos encontrados em qualquer etapa, apesar de alguns serem mais recorrentes durante o Ensino Fundamental. A partir da análise dessas contribuições e desafios, fica ainda mais evidente a importância dos professores de Física terem uma formação para atuar nessa faixa etária, assim como evidencia a necessidade da modificação no sistema atual de educação, em que o professor de biologia é o principal responsável por todo o ensino de Ciências no Ensino Fundamental, contemplando a Química e a Física. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Ensino de Física. Ensino Fundamental. Educação Básica. pt_BR
dc.title O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS DESAFIOS E DAS CONTRIBUIÇÕES APRESENTADAS PELAS PESQUISAS DA ÁREA pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
O Ensino de Fís ... ea de Ensino de Física.pdf 1.760Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar