Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento

DSpace Repository

A- A A+

Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wagner, Débora Regina
dc.contributor.author Milczevski, Suelen
dc.date.accessioned 2021-03-09T21:49:13Z
dc.date.available 2021-03-09T21:49:13Z
dc.date.issued 2020-12-02
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220710
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo problematizar o papel da matemática que se ensina na escola, tomando como pressuposto a polaridade matemática escolar e matemática cotidiana. Os seguintes questionamentos tornam-se os problemas da pesquisa: que matemática é ensinada na escola? Qual a função da matemática escolar? A partir de então, propomos uma reflexão acerca da matemática escolar e da matemática cotidiana e em seguida tomamos algumas entrevistas realizadas com famílias de agricultores como forma de problematizar a concepção de que teoria e prática são duas coisas distintas e a ideia de que a matemática que se aprende na escola, quando não associada com o cotidiano, não faz sentido algum. Por fim,propomos um exercício de pensamento que coloca as funções atribuídas à escola e à matemática em suspensão, a fim de pensar outros modos de olhar para a matemática que se ensina na escola. pt_BR
dc.description.abstract This work aims to problematize the role of mathematics that is taught in school, taking as a premise the school mathematical polarity and everyday mathematics. The following questions become the research problems: what mathematics is taught at school? What is the function of school mathematics? From then on, we propose a reflection on school mathematics and everyday mathematics and then we take some interviews with farmers' families as a way of problematizing the conception that theory and practice are two different things and the idea that the mathematics that one learns at school, when not associated with everyday life, it makes no sense. Finally, we propose an exercise in thinking that puts the functions attributed to school and mathematics in suspension, in order to think of other ways of looking at mathematics that is taught in school. pt_BR
dc.format.extent 42 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Matemática escolar. pt_BR
dc.subject Matemática do cotidiano. pt_BR
dc.subject Ensino de matemática. pt_BR
dc.title Profanando com a matemática escolar: provocações e exercícios de pensamento pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
PROFANANDO COM A MATEMÁTICA ESCOLAR .pdf 1.268Mb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso
Ata de defesa.pdf 179.0Kb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar