Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos

DSpace Repository

A- A A+

Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Grando, Regina Célia
dc.contributor.author Graciani, Gabriel Pedro Pederssetti
dc.date.accessioned 2021-03-01T18:55:49Z
dc.date.available 2021-03-01T18:55:49Z
dc.date.issued 2020-11-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220585
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho consiste em uma análise de uma coleção de livros didáticos com vistas a investigar o desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos. Para tanto, considerou-se como referência de análise os objetos de conhecimento e habilidades presentes na unidade temática de Álgebra da Base Nacional Comum Curricular e também das pesquisas no campo da Educação Algébrica, principalmente as voltadas para o ensino de álgebra no Ensino Fundamental II. Primeiramente abordamos uma discussão sobre o desenvolvimento histórico da Álgebra, a sua inserção nos programas curriculares brasileiros e citamos algumas pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos no Ensino Fundamental II. Posteriormente desenvolvemos a análise das atividades dos livros didáticos de uma coleção que dizem respeito ao ensino de Álgebra. A investigação nos possibilitou reconhecer que a coleção, embora traga algumas reduzidas possibilidades de conexões do conteúdo algébrico com problemas e ações cotidianas, sua abordagem esteve, na maioria das vezes, restrita a exploração operatória e técnica da álgebra. Há pouca preocupação em desenvolver o pensamento e a linguagem algébricos, sendo a linguagem tratada como algo pronto, com reduzida exploração de uma articulação entre a língua materna e a linguagem matemática. Finalmente, algumas situações que nos pareceram “forçadas” para a abordagem restrita de determinados conteúdos presentes na BNCC. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Pensamento algébrico, BNCC, livro didático. pt_BR
dc.title Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Gabriel Pedro.pdf 6.000Mb PDF View/Open TCC - Gabriel Pedro P Graciani

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar