Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Grando, Regina Célia |
|
dc.contributor.author |
Graciani, Gabriel Pedro Pederssetti |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-01T18:55:49Z |
|
dc.date.available |
2021-03-01T18:55:49Z |
|
dc.date.issued |
2020-11-26 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220585 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho consiste em uma análise de uma coleção de livros didáticos com vistas a investigar o desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos. Para tanto, considerou-se como referência de análise os objetos de conhecimento e habilidades presentes na unidade temática de Álgebra da Base Nacional Comum Curricular e também das pesquisas no campo da Educação Algébrica, principalmente as voltadas para o ensino de álgebra no Ensino Fundamental II. Primeiramente abordamos uma discussão sobre o desenvolvimento histórico da Álgebra, a sua inserção nos programas curriculares brasileiros e citamos algumas pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos no Ensino Fundamental II. Posteriormente desenvolvemos a análise das atividades dos livros didáticos de uma coleção que dizem respeito ao ensino de Álgebra. A investigação nos possibilitou reconhecer que a coleção, embora traga algumas reduzidas possibilidades de conexões do conteúdo algébrico com problemas e ações cotidianas, sua abordagem esteve, na maioria das vezes, restrita a exploração operatória e técnica da álgebra. Há pouca preocupação em desenvolver o pensamento e a linguagem algébricos, sendo a linguagem tratada como algo pronto, com reduzida exploração de uma articulação entre a língua materna e a linguagem matemática. Finalmente, algumas situações que nos pareceram “forçadas” para a abordagem restrita de determinados conteúdos presentes na BNCC. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Pensamento algébrico, BNCC, livro didático. |
pt_BR |
dc.title |
Álgebra na BNCC: um olhar para uma coleção de livros didáticos |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar