A Formação, a Atuação e as Práticas do Intérprete Educacional: um mapeamento sistemático no período de 2010 a 2020
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Stumpf, Marianne Rossi |
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dc.contributor.author |
Brito, Silvana Maria dos Anjos Pires |
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dc.date.accessioned |
2021-02-12T18:31:17Z |
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dc.date.available |
2021-02-12T18:31:17Z |
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dc.date.issued |
2020-12-01 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220137 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras Libras |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como motivação a percepção das indefinições sobre a formação, a prática e a atuação dos profissionais que realizam tradução e interpretação do par linguístico Libras e Língua Portuguesa no contexto educacional. A partir da questão norteadora “que nomenclaturas, funções, práticas e critérios de formação definem o perfil do intérprete educacional no período de 2010 a 2020?”, realizamos pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva, com metodologia de mapeamento sistemático em quinze (15) produções científicas. Da referida análise resultou um quadro em que percebemos que, quanto à prática, às ações e à formação deste profissional, permanecem as mesmas evidências apresentadas nas pesquisas realizadas entre os anos de 1990 e 2000. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The motivation for the realization of the actual work emerged from the indefinitions about the formation, practice and actuation of the professionals that executed translation and interpretation of the languages Libras and portuguese on the educational context. With the guiding question “what nomenclatures, functions and practices and formations criteria define the educacional interpreting profile in the period of 2010 and 2020?” We condutect a qualitative, descriptive survey with methodology of systematic mapping in fifteen (15) scientific productions. With the analysis we noticed that, as for the practices, for the actions and the formation of this professional, remain the same evidences in the researchs made between the years of 1990 and 2000. |
pt_BR |
dc.format.extent |
51. f +1 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
São Luís/MA |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Intérprete educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Atuação |
pt_BR |
dc.title |
A Formação, a Atuação e as Práticas do Intérprete Educacional: um mapeamento sistemático no período de 2010 a 2020 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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