dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Souza, Luiz Gustavo da Cunha de |
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dc.contributor.author |
Abrão, Rachel Tomás dos Santos |
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dc.date.accessioned |
2021-02-12T17:39:14Z |
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dc.date.available |
2021-02-12T17:39:14Z |
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dc.date.issued |
2020-12-14 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220127 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho buscou analisar de que modo o tema da ditadura civil-militar
brasileira é tratado nos livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – o
PNLD de 2018. Entendendo que a Sociologia no Brasil reflete uma agenda de
problemáticas sociais a cada etapa histórica, essas problemáticas podem também aparecer
de forma institucionalizada através dos livros didáticos. Apoiando-nos argumentos de
Theodor W. Adorno, percebemos a relevância da dimensão histórica para a investigação
sociológica, além de sua constante preocupação com a escolha de objetos de estudo que
visem a não repetição da barbárie. Desse modo, investigou-se como aparece mencionada,
nos relatórios dos programas de educação, a necessidade de elaboração do passado da
ditadura, enfocando, posteriormente, de que maneira a disciplina de Sociologia trata do
tema. Sendo assim, foi feita a leitura dos documentos: Programa Nacional de Direitos
Humanos - I (1996), Programa Nacional de Direitos Humanos - II (2002), Plano Nacional
de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e Programa Nacional de Direitos Humanos
- III (2009). A pesquisa seguiu com um mapeamento sobre como o ensino da Sociologia
figura nos documentos oficiais educacionais, refletindo sobre sua presença na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), na Base Nacional Comum Curricular
(2018), nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) e nos Parâmetros Curriculares
Nacionais (1999; 2002). Por meio das leituras, procuramos entender se o ensino de
Sociologia contempla o direito à memória e à verdade. Na tentativa de compreender o
processo de escolha das obras didáticas, nos detivemos na leitura do Guia de Livros
Didáticos para o Ensino Médio (2018), bem como do Edital de Seleção 04/2015. Por fim,
a última tarefa desta investigação foi aplicar um roteiro de análise (elaborado para esta
pesquisa) para os três livros didáticos de Sociologia que obtivemos para análise: Tempos
Modernos, Tempos de Sociologia (2016), Sociologia em Movimento (2016) e Sociologia
para Jovens do Século XXI (2016). |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present work sought to analyze how the subject of the Brazilian civil-military
dictatorship shows up in schoolbooks approved by the 2018 Brazilian Government
Program for Textbooks (PNLD - Plano Nacional do Livro Didático). Understanding that
Sociology in Brazil reflects an agenda of social problems that usually change according
to the specific issues of that time, these problems can also appear in an institutionalized
way through scholar textbooks. By following the arguments of Theodor W. Adorno, we
realize the relevance of the historical dimension for sociological investigation, in addition
to his constant concern with the choice of study objects that aim at the non-repetition of
authoritarianism. Thereafter, the search shows how the reports of educational programs
mention the need to elaborate the past of the dictatorship, focusing later on how the
discipline of Sociology deals with the subject. Therefore, the documents read to elaborate
this work were these: National Human Rights Program - I (1996), National Human Rights
Program - II (2002), National Human Rights Education Plan and the National Human
Rights Program - III (2009). The research followed with a mapping on how the teaching
of Sociology appears in the official educational documents, reflecting on its presence in
the Law of Guidelines and Bases of National Education (Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, 1996), in the National Common Curricular Base (BNCC - Base
Nacional Comum Curricular, 2018), in the National Curricular Guidelines (Diretrizes
Curriculares Nacionais, 2013) and the National Curriculum Parameters (Parâmetros
Curriculares Nacionais, 1999; 2002). Through those readings, the research seeks to
understand if the discipline of Sociology is concerned with an education that deals with
the right of memory and truth. In an attempt to understand the process of choosing
didactic works, we decided to study and read the Didactic Books Guide for High School
(Guia de Livros Didáticos para o Ensino Médio, 2018) and in the Selection Notice
04/2015 (Edital de Seleção 04/2015). Finally, the last task of this investigation was to
apply an analysis script (developed especially for this research) in the three Sociology
textbooks that we were able to obtain for analysis: Tempos Modernos, Tempos de
Sociologia (Modern Times, Times of Sociology, 2016), Sociologia em Movimento
(Sociology in Movement, 2016), Sociologia para Jovens do Século XXI (Sociology for
21st Century Youth, 2016) |
pt_BR |
dc.format.extent |
105 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Memória. |
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dc.subject |
Ensino. |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina de Sociologia. |
pt_BR |
dc.subject |
Ditadura civil-militar. |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos. |
pt_BR |
dc.subject |
Memory. |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching. |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology discipline. |
pt_BR |
dc.subject |
Civil-military dictatorship. |
pt_BR |
dc.subject |
Textbooks. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino sociológico e a elaboração da ditadura: uma análise dos livros didáticos |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |