dc.contributor.advisor |
Valente, Wagner Rodrigues |
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dc.contributor.author |
Basei, Ana Maria |
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dc.date.accessioned |
2021-01-22T17:46:59Z |
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dc.date.available |
2021-01-22T17:46:59Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
BASEI, Ana Maria. Processos e Dinâmicas de Institucionalização da Álgebra na Formação de Professores dos Primeiros Anos Escolares, São Paulo (1880 – 1911). 194f. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219667 |
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dc.description |
Basei, Ana Maria
Processos e Dinâmicas de Institucionalização da Álgebra na Formação de Professores dos Primeiros Anos Escolares, São Paulo (1880 – 1911) – Ana Maria Basei. – Guarulhos, 2020.
194 f.
Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2020.
Orientador: Wagner Rodrigues Valente
Título em inglês: Processes and Dynamics of Algebra institutionalization in teacher training for primary education (1880 – 1911)
1. Escola normal. 2. Escola complementar. 3. Formação de professor. 4. Álgebra I. Valente, Wagner Rodrigues. II Título |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este texto é o resultado de uma investigação no âmbito da História da Educação Matemática. A pesquisa, centrada no estado de São Paulo, examinou processos e dinâmicas de institucionalização da álgebra na formação de professores dos primeiros anos escolares no período de 1880 a 1911. Essa periodização abarca a terceira fundação da Escola Normal de São Paulo, em 1880, a criação das escolas complementares – principal meio de qualificação de docentes no período –, até 1911, quando foram convertidas em escolas normais primárias. Sob a ótica da História Cultural e conceitos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação, da Universidade de Genebra na Suíça, acerca da compreensão histórica dos saberes profissionais da docência, analisaram-se diferentes fontes como legislação, relatórios da direção da Escola Normal, atas da Congregação de Professores, programas de ensino, jornais e compêndios de Álgebra. A análise do material empírico possibilitou caracterizar três etapas dessa institucionalização, bem como identificar o papel exercido pelos professores de matemática nesse processo. Na primeira etapa, correspondente à década de 1880, na ausência da rubrica, conteúdos algébricos faziam parte dos ensinos teóricos de Aritmética e Geometria. A introdução dos conteúdos algébricos na formação de normalistas estava associada à representação do próprio curso normal da época, em termos da formação disciplinar, da formação em matemática. A segunda etapa da institucionalização da Álgebra na formação de professores do curso primário, que envolve o período dos anos 1890 a 1895, é caracterizada pela inclusão da rubrica no curso normal, pelo aumento progressivo da sua carga horária e pela sistematização das representações dos professores Godofredo Furtado e Azevedo Soares nos programas, nos pontos de exames e na escolha dos compêndios. A terceira etapa iniciou-se no ano de 1895, quando foi instalada a Escola Complementar Anexa à Escola Normal de São Paulo. Essa etapa é caracterizada pela depuração, pela constituição dos primeiros passos de uma álgebra para ensinar, fruto das experiências dos docentes dessa rubrica e sua sistematização em obra didática para a formação de professores. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject |
Escola normal |
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dc.subject |
Escola complementar |
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dc.subject |
Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Álgebra |
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dc.title |
Processos e dinâmicas de institucionalização da Álgebra na formação de professores dos primeiros anos escolares, São Paulo (1880-1911) |
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dc.type |
Thesis |
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