Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo

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Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Lopes, Fernanda Machado
dc.contributor.author Passos, Hudelson dos
dc.date.accessioned 2021-01-14T18:06:32Z
dc.date.available 2021-01-14T18:06:32Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 370905
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219262
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
dc.description.abstract O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um conjunto de déficits que afetam consideravelmente o desempenho funcional do indivíduo. Crianças e adolescentes com TEA apresentam prejuízos em habilidades cognitivas, inclusive nas Funções Executivas (FE). As FE são um conjunto de processos cognitivos que permitem aos indivíduos que exerçam controle do seu comportamento e o regule com a finalidade de atingir demandas ambientais, permitindo comportamentos mais adaptados, auto-organizados e direcionados a metas. Ou seja, estas habilidades exercem poder gerencial sobre os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais dos humanos. Estudos nacionais ainda se mostram escassos com crianças com TEA em idade pré-escolar (3 a 6 anos de idade). Esta fase do desenvolvimento é de extrema importância para a maturação do sistema nervoso e, consequentemente, para o desenvolvimento de diversas habilidades neuropsicológicas, inclusive para as FE. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar funções executivas de crianças pré-escolares com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, descritiva, do tipo série de casos, em que 12 crianças com TEA sem deficiência intelectual responderam a uma bateria de testes neuropsicológicos. Os instrumentos utilizados tiveram como foco avaliar os componentes de FE como atenção seletiva e alternada, flexibilidade cognitiva, planejamento e organização, associação semântica e fluidez de execução, controle de interferências e controle inibitório, memória operacional auditiva e Teoria da Mente. Os resultados mostraram que as crianças com TEA, sem deficiência intelectual, apresentaram desempenho sugestivo de déficit em diferentes instrumentos que avaliam FE. Evidencia-se também algumas limitações deste estudo, como o tamanho da amostra, destacando a necessidade de pesquisas futuras.
dc.description.abstract Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by a set of deficits that considerably affect an individual's functional performance. Children and adolescents with ASD have impaired cognitive abilities, including Executive Functions (EF). EF are a set of cognitive processes that allow individuals to exercise control over their behavior and regulate it in order to achieve environmental demands, allowing for more adapted, self-organized and goal-oriented behaviors. That is, these skills exercise managerial power over the cognitive, emotional and behavioral aspects of humans. National studies are still scarce with pre-school children with ASD (3 to 6 years old). This stage of development is extremely important for the maturation of the nervous system and, consequently, for the development of several neuropsychological skills, including for EF. Thus, the present study aimed to evaluate executive functions of preschool children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. This is a quantitative, descriptive, case series study, in which 12 children with ASD without intellectual disability responded to a battery of neuropsychological tests. The instruments used focused on evaluating the components of EF such as selective and alternate attention, cognitive flexibility, planning and organization, semantic association and fluidity of execution, interference control and inhibitory control, auditory working memory and Theory of Mind. The results showed that children with ASD, without intellectual disabilities, showed a performance suggestive of deficit in different instruments that evaluate EF. Some limitations of this study are also evident, such as the sample size, highlighting the need for future research. en
dc.format.extent 132 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Psicologia
dc.subject.classification Pré-escolares
dc.subject.classification Autismo em crianças
dc.subject.classification Funçoes executivas (Neuropsicologia)
dc.title Funções executivas em pré-escolares com transtorno do espectro do autismo
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Czermainski, Fernanda Rasch


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