Características e implicações da violência no âmbito da graduação em enfermagem
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Martini, Jussara Gue |
|
dc.contributor.author |
Maffissoni, André Lucas |
|
dc.date.accessioned |
2021-01-14T18:01:27Z |
|
dc.date.available |
2021-01-14T18:01:27Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.other |
370857 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219172 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
|
dc.description.abstract |
A violência é um fenômeno imbricado na constituição do ser humano e na construção das sociedades, presente em diversos setores sociais do mundo contemporâneo. No contexto do ensino superior, quando a violência permeia o ato pedagógico, há produção de fragilidades e implicações negativas tanto para o desenvolvimento profissional como para a vida dos estudantes. O objetivo do estudo foi investigar como a violência se manifesta na formação em enfermagem, no âmbito da graduação, e os efeitos gerados por ela. Foram escolhidos os estudantes de enfermagem como população a ser pesquisada em virtude de caracterizarem um grupo vulnerável neste contexto, devido às próprias condições da formação profissional, da posição hierárquica que ocupam em relação os docentes e profissionais dos serviços de saúde e das características da futura atuação profissional. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, desenvolvida a partir da coleta e análise de dados quantitativos e construção e interpretação de dados qualitativos, respectivamente. Na etapa quantitativa foram pesquisados 208 estudantes, mediante aplicação de um questionário tipo survey, e os dados foram analisados por análise descritiva (análise de frequência absoluta e relativa). Na etapa qualitativa foram investigados 15 estudantes, por meio de entrevistas individuais, e os dados foram interpretados pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os pressupostos da pedagogia crítica de Paulo Freire guiaram o desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa foi submetida em Comitê de Ética em Pesquisa por meio de Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 98996918.0.0000.0121 e aprovado pelo parecer nº 2.941.164, no dia 04 de outubro de 2019. Os resultados estão apresentados no formato de manuscritos: 1) Revisão de literatura: ?Violência na graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura?; 2) Resultados da etapa quantitativa: ?Características da violência no processo de aprendizagem da graduação em enfermagem?; e 3) Resultados da etapa qualitativa: ?Violência e suas Implicações na formação em enfermagem: interpretações a partir do legado teórico de Paulo Freire?. A análise dos dados permitiu compreender a violência enquanto um fenômeno constante no contexto da graduação em enfermagem, o qual gera impactos negativos de diversas ordens na vida dos estudantes. Diante das informações, acredita-se ser iminente a necessidade de repensar a construção e o desenvolvimento dos processos pedagógicos, com especial atenção para a postura assumida pelos docentes e para a condução pedagógica nos cenários teórico e prático de aprendizagem. Considera-se urgente pensar formas de enfrentamento dos atos violentos, tendo em vista que é condição fundamental para garantir a qualidade da formação e de vida dos estudantes, bem como, promover estratégias para minimizar os efeitos gerados pelo fenômeno na vida dos sujeitos. |
|
dc.format.extent |
158 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Enfermagem |
|
dc.subject.classification |
Violência |
|
dc.subject.classification |
Educação em enfermagem |
|
dc.subject.classification |
Estudantes universitários |
|
dc.subject.classification |
Ensino superior |
|
dc.title |
Características e implicações da violência no âmbito da graduação em enfermagem |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Lino, Mônica Motta |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar