Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Perez, Anderson Luiz Fernandes
dc.contributor.author Cunha, José Carlos Isoppo da
dc.date.accessioned 2020-12-18T19:47:39Z
dc.date.available 2020-12-18T19:47:39Z
dc.date.issued 2020-12-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218734
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho é apresentada uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem dos componentes curriculares da disciplina de Sistemas Operacionais. A proposta metodológica apresentada é baseada no conceito de sala de aula invertida, uma metodologia de educação onde o aluno passa a ser o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, com o uso da plataforma de prototipação de circuitos elétricos/eletrônicos Arduino. Esta foi escolhida por proporcionar um aprendizado de maneira lúdica e também por ser de fácil assimilação. No trabalho são descritos vários experimentos que cobrem diferentes tópicos do conteúdo da disciplina de Sistemas Operacionais, tais como: escalonamento de processos, interrupções, sincronização, tratamento de deadlocks e escalonamento de braço de disco. Visando avaliar a metodologia proposta, os experimentos foram apresentados aos alunos da disciplina de Sistemas Operacionais, onde eles puderam fazer modificações e observações com o uso da plataforma online Tinkercad. Após os experimentos os alunos foram convidados a fazerem uma avaliação sobre os experimentos. Com a metodologia proposta foi possível comprovar a viabilidade de utilizar novas técnicas de ensino, sobretudo em disciplinas que tenham conteúdo denso, como é o caso da disciplina de Sistemas Operacionais. pt_BR
dc.description.abstract This work presents a methodological proposal for teaching and learning the curricular components of the Operating Systems discipline. The methodological proposal presented is based on the concept of inverted classroom, an education methodology where the student becomes the protagonist in the teaching-learning process, using the Arduino electrical/electronic circuit prototyping platform. This was chosen because it provides learning in a playful way and also because it is easy to assimilate. In the work several experiments are described that cover different topics of the content of the discipline of Operating Systems, such as: process scheduling, interruptions, synchronization, deadlock handling and disk arm scheduling. In order to evaluate the proposed methodology, the experiments were presented to students of the Operating Systems discipline, where they were able to make modifications and observations using the Tinkercad online platform. After the experiments, the students were invited to make an evaluation about the experiments. With the proposed methodology, it was possible to prove the feasibility of using new teaching techniques, especially in disciplines that have a dense content, such as the Operating Systems discipline. pt_BR
dc.format.extent 150 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Sistemas Operacionais pt_BR
dc.subject Sala de Aula invertida pt_BR
dc.subject Arduino pt_BR
dc.subject Ferramenta didática-pedagógica pt_BR
dc.title Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - José Carl ... duíno e Sala Invertida.pdf 2.687Mb PDF View/Open Proposta da metodologia ativa sala de aula invertida na disciplina de Sistemas Operacionais

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar