Estudo sobre VANT ancorado através de um cabo

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Estudo sobre VANT ancorado através de um cabo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cuenca, Rafael Gigena
dc.contributor.author Riva, Luis Felipe de Oliveira
dc.date.accessioned 2020-12-15T19:11:10Z
dc.date.available 2020-12-15T19:11:10Z
dc.date.issued 2020-12-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218495
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Aeroespacial. pt_BR
dc.description.abstract A utilização de aeronaves tem crescido muito nos últimos anos, seja para monitoramento agrícola, viagens intercontinentais ou recreação. Tendo noção desse uso crescente é proposto um conceito de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ancorado a uma superfície através de um cabo, com finalidades de monitoramento, transmissão de sinais ou estudos meteorológicos. Em um primeiro momento de pesquisa, foi feito um levantamento de aeronaves que possuem características parecidas com o estilo de voo proposto. Nesta análise foram encontradas patentes de brinquedos antigos, novas tecnologias para geração de energia e uma empresa que realiza as mesmas funções desejadas, porém utilizando um balão. Com o intuito de entender quais os parâmetros que poderiam influenciar o avião, foi realizada uma análise de dados meteorológicos de ventos com modelo de camada limite atmosférica e como estes impactam os requisitos da aeronave. Além disto, foi feito o equacionamento da estabilidade estática longitudinal levando em consideração a tração proveniente do cabo e como este se comportaria durante o voo, uma vez que teria as duas pontas fixadas a objetos, uma no solo, outra na aeronave. Para entender melhor a interação entre o VANT e o cabo, foi realizado um projeto conceitual simplificado de um avião do tipo convencional, de modo semelhante aos projetos aeronáuticos comumente desenvolvidos. Após estabelecer as superfícies sustentadoras, a geometria e a distribuição de massas, foi utilizado o programa AVL em conjunto com o equacionamento da estabilidade anteriormente desenvolvido, com o intuito de analisar quais o(s) efeito(s) que o cabo ancorado proporciona à estabilidade da aeronave. pt_BR
dc.description.abstract The usage of aircraft has grown a lot in recent years, whether for agricultural monitoring, intercontinental travel or recreation. Bearing in mind this growing use, an Unmanned Aerial Vehicle (UAV) concept is proposed, tethered to a surface through a cable, for purposes of monitoring, signal transmission or meteorological studies. In the first moment of the presente work, a research was made of aircrafts have characteristics similar to the proposed flight style. In this analysis were found patents of old toys, new technologies for power generation and a company that performs the same desired functions, but using a balloon. In order to understand which parameters could influence the plane, an analysis of various meteorological phenomena was performed and how they impact the flight. In addition, the longitudinal static stability was calculated taking into account the traction coming from the cable and how it would behave during the flight, since it would have both ends attached to objects, one on the ground, the other on the aircraft. To better understand the interaction between the UAV and the cable, a simplified conceptual design of a conventional aircraft was made, in a similarly way of aeronautical projects that are commonly developed. After establishing the lifting surfaces, geometry and mass distribution, the AVL program was used in conjunction with the stability equation previously developed, with the objective of analyzing what effect the tethered cable provides to the stability of the aircraft. pt_BR
dc.format.extent 63 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Estabilidade pt_BR
dc.subject VANT pt_BR
dc.subject Projeto Conceitual pt_BR
dc.subject Stability pt_BR
dc.subject UAV pt_BR
dc.subject Conceptual Design pt_BR
dc.title Estudo sobre VANT ancorado através de um cabo pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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