Infraestrutura no Brasil: fontes de financiamento e estudo de caso sobre o Corredor Ferroviário de Santa Catarina

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Infraestrutura no Brasil: fontes de financiamento e estudo de caso sobre o Corredor Ferroviário de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Hochheim, Norberto
dc.contributor.author Zanoello, Daniel Luís
dc.date.accessioned 2020-12-15T19:05:11Z
dc.date.available 2020-12-15T19:05:11Z
dc.date.issued 2020-12-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218492
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract A partir da década de 80, os investimentos em infraestrutura no Brasil passaram a decair como porcentagem do PIB. Tais sucessivos anos de subfinanciamento resultaram em estruturais deficiências em quantidade e qualidade de obras de energia, transporte, saneamento e telecomunicações. Esta falta de recursos, afeta negativamente a competitividade da indústria brasileira e o bem-estar da população. De forma agravante, o Brasil, passou, nos últimos anos, por graves recessões econômicas, as quais, em conjunto com outros fatores, afetaram as condições fiscais do Governo Federal e, por consequência, a capacidade de investimento do mesmo em obras desta natureza. Para que a retomada do crescimento do empenho de fundos para condições indispensáveis à uma sociedade, como acesso universal à água potável, buscou- se fontes complementares de financiamento, por meio de capital privado, via debêntures com incentivo fiscal. Com quase uma década de existência, este mecanismo se provou relevante, com injeção de quase R$ 100 bilhões em obras de infraestrutura (em 2019, chegou a representar cerca de 28% de todos os recursos empregados nesta área), porém ainda insuficientes para promover um acréscimo substancial do montante investido em obras de base no país. A fim de se entender, na prática, como tal mecanismo pode apoiar a construção de mais obras, no estudo de caso da obra do Corredor Ferroviário de Santa Catarina se realizou projeção dos fluxos de caixa, análises de viabilidade econômico-financeira e de sensibilidade de determinadas premissas, com duas diferentes estruturas de capital. Constatou-se que a utilização de debêntures de infraestrutura pode ser uma alternativa vantajosa para eventual construção da ferrovia e, também, factível, dadas as recentes bem-sucedidas emissões de tais títulos de dívidas. Entretanto, para o estudo de caso em questão, não foi suficiente para justificar a sua viabilidade econômico-financeira. pt_BR
dc.format.extent 83 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Debêntures incentivadas pt_BR
dc.subject Infraestrutura pt_BR
dc.subject Investimento pt_BR
dc.title Infraestrutura no Brasil: fontes de financiamento e estudo de caso sobre o Corredor Ferroviário de Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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