dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Luna, Monica Maria Mendes |
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dc.contributor.author |
Alves, Bruno Valerio |
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dc.date.accessioned |
2020-12-14T14:48:47Z |
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dc.date.available |
2020-12-14T14:48:47Z |
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dc.date.issued |
2020-11-19 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218389 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O modo rodoviário tem relevância destacada pois responde por 60% do
volume de cargas transportadas no país. No entanto, ao longo da última
década, observa-se que o transporte aquaviário tem aumentado sua
participação e importância. A cabotagem obteve um crescimento de 35%
do volume transportado entre os anos de 2010 a 2019, destacando-se, as
cargas gerais e granel sólido, líquido e gasoso – os quais juntos
representaram mais de 90% do total transportado via cabotagem no último
ano. O Brasil apresenta uma vasta extensão litorânea, sendo esse um dos
fatores que permite a movimentação aquaviária de mercadorias dentro do
país consistindo em uma alternativa viável ao transporte rodoviário. Além
disso, o recente programa do Governo Federal, BR do Mar, tem buscado
incentivar a participação desse modo no transporte de cargas do país.
Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo analisar a
evolução dos fluxos de carga geral e granel transportados via cabotagem
de 2010 a 2019. Com esse objetivo, é feita uma caracterização dos fluxos,
usando dados quantitativos, para identificar variações de produtos e
respectivos volumes no referido período. Além disso, o trabalho identifica
os principais tipos de embarcações utilizados para o transporte dos
diferentes perfis de carga. Os dados qualitativos, por sua vez, coletados
por meio de pesquisas em páginas da web, identificam fatos relevantes
que contribuíram para a mudança dos fluxos de produtos e dos volumes
na última década. Os resultados indicam que há uma forte concentração
de embarcadores e transportadores, fenômeno que parece caracterizar
esse modo de transporte: o elevado crescimento da cabotagem na última
década é resultado do aumento de carga transportada de poucos
embarcadores. Empresas como Petrobrás, Alcoa, Aracruz Celulose, Vale,
e Arcelor Mittal são algumas das principais responsáveis pelo aumento
do significativo dos volumes transportados e pela maior participação da
cabotagem na matriz de transporte do país. O aumento dos volumes
transportados por essas empresas foi resultado de investimentos em
terminais privados e infraestrutura de transporte terrestre, como ferrovia,
para viabilizar o uso da cabotagem para o transporte dos seus produtos.
Destaca-se, com isso, a importância da infraestrutura intermodal para o
uso da cabotagem por um maior número de embarcadores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The road mode has outstanding relevance because it corresponds for 60%
of the volume of cargo transported in the country. However, over the past
decade, it has been observed that waterway transport has increased its
participation and importance. Cabotage grew by 35% in the volume
transported between 2010 and 2019, with emphasis on general cargo and
solid, liquid and gaseous bulk - which together corresponded for more
than 90% of the total transported via cabotage in the last year. Brazil has
a vast coastal extension, which is one of the factors that allows the water
transportation of goods within the country, consisting a viable alternative
instead of road transport. In addition, the recent Federal Government
program, BR do Mar, has sought to encourage the participation of this
mode in the transportation of cargo in the country. Given this scenario,
the present work aims to analyze the evolution of general and bulk cargo
flows transported via cabotage from 2010 to 2019. With this objective, a
characterization of the flows is made, using quantitative data, to identify
variations of products and respective volumes in the referred period. Also,
the work identifies the main types of vessels used to transport the different
cargo profiles. Qualitative data, collected through research on web pages,
identify relevant facts that have contributed to the change in product flows
and volumes in the last decade. The results indicate that there is a strong
concentration of shippers and transporters, a phenomenon that seems to
characterize this mode of transport: the high growth of cabotage in the
last decade is the result of an increase in the transported cargo of few
shippers. Companies such as Petrobrás, Alcoa, Aracruz Celulose, Vale,
and Arcelor Mittal are some of the main responsible for the significant
increase in transported volumes and for the greater share of cabotage in
the country's transportation matrix. The increase in transported volumes
by these companies was the result of investments in private terminals and
inland transport infrastructure, such as railroads, to enable the use of
cabotage to transport their products. This highlights the importance of
intermodal infrastructure for the use of cabotage by a greater number of
shippers. |
pt_BR |
dc.format.extent |
71 f. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
cabotagem |
pt_BR |
dc.subject |
carga geral |
pt_BR |
dc.subject |
carga granel |
pt_BR |
dc.title |
Transporte de cabotagem no Brasil: uma análise da evolução dos fluxos de carga geral e granel |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |