Avaliação econômica de contratos de concessão rodoviária pelo método da capitalização da renda: estudo de caso Autopista Litoral Sul S.A.

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Avaliação econômica de contratos de concessão rodoviária pelo método da capitalização da renda: estudo de caso Autopista Litoral Sul S.A.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Hochheim, Norberto
dc.contributor.author Ribeiro, Bruno Colossi
dc.date.accessioned 2020-12-09T16:18:32Z
dc.date.available 2020-12-09T16:18:32Z
dc.date.issued 2020-12-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218226
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract A concessão de rodovias à iniciativa privada tem sido uma importante maneira de garantir obras de manutenção, melhoria e expansão da infraestrutura de transportes brasileira, que ainda é extremamente dependente do modo rodoviário para movimentar sua economia. Este trabalho visa avaliar o valor econômico do ativo operacional da Autopista Litoral Sul S.A., que consiste no trecho de 405,9 km entre Palhoça/SC e Curitiba/PR das rodovias BR 101/SC, BR 116/PR e BR 376/PR. Para isto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre as etapas de concessões no Brasil, seus modelos adotados e alternativas de financiamento, além de revisar conceitos da análise de investimentos, estatística e engenharia econômica. O desenvolvimento consistiu na descrição do empreendimento, etapas do processo licitatório, composição acionária atual, análise de conjuntura econômica e dos demonstrativos financeiros, com a demanda de tráfego sendo estimado por um modelo de regressão linear múltipla. Foi feita também uma análise detalhada da taxa mínima de atratividade, utilizando o CAPM para estimar seu valor de forma fundamentada. A avaliação foi feita por simulação de Monte Carlo, utilizando o método da capitalização da renda para o fluxo de caixa descontado, respeitando as normas vigentes para avaliação de empreendimentos da NBR 14.653-4 e atingindo o grau III de fundamentação. pt_BR
dc.description.abstract Toll road concessions has been an important way to grant execution of maintenance, uplift and expansion works of the Brazilian transport infrastructure, which is still heavily dependent on roads to spin the economic wheel. This final paper aims to evaluate the economic value of Autopista Litoral Sul S.A. operating asset, a 405,9 km stretch between Palhoça/SC and Curitiba/PR of BR 101/SC, BR 116/PR e BR 376/PR roads. To achieve this goal, a literature review about Brazil’s four rounds of concessions and its adopted blueprints and financing alternatives, with concepts of investment analysis, statistics, and economic engineering were also revised. The thesis development consists in describing the road itself, the stages of the bidding process, shareholder composition, economic conjecture analysis and Autopista Litoral Sul S.A.’s financial statements, with its traffic demand modeling being estimated using the multiple linear regression technique and the discount rate estimated by the capital asset pricing modeling (CAPM). The valuation was made using the monte carlo simulation, utilizing the discounted cash flow as criteria and respecting “NBR 14653-4” (Brazil’s current standard), obtaining the highest degree of reasoning. pt_BR
dc.format.extent 95 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Análise de investimentos pt_BR
dc.subject Simulação de Monte Carlo pt_BR
dc.subject Avaliação de empreendimentos pt_BR
dc.subject Concessão de rodovias pt_BR
dc.subject Autopista Litoral Sul pt_BR
dc.title Avaliação econômica de contratos de concessão rodoviária pelo método da capitalização da renda: estudo de caso Autopista Litoral Sul S.A. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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