Intervenções institucionais para promoção do bem estar dos estudantes de medicina
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Grosseman, Suely |
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dc.contributor.author |
Lauxen, Douglas Rambo |
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dc.date.accessioned |
2020-12-03T01:51:27Z |
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dc.date.available |
2020-12-03T01:51:27Z |
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dc.date.issued |
2020-06-24 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218008 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objetivo: Sintetizar a literatura dos últimos dez anos sobre intervenções desenvolvidas por universidades para promoção do bem-estar dos estudantes de medicina.
Método: Foi realizada uma revisão online nas bases Pubmed, Scielo e Google acadêmico de documentos publicados entre 01 de janeiro e 30 de abril de 2020, utilizando-se as palavras chave “bem-estar”, “estudantes de medicina” e “intervenção”, e seus equivalentes em inglês e espanhol.
Resultados: Foram incluídos 22 documentos. As intervenções foram divididas em institucionais pontuais e estruturais. No primeiro grupo, duas intervenções chamam atenção: a tutoria/mentoria como forma de estabelecer uma conexão com os estudantes e fornecer um modelo de profissional como guia durante a formação médica; e, o ensino de técnicas de mindfulness (atenção plena ao presente) para diminuir o estresse e aumentar a resiliência. No segundo grupo, há os sistemas de apoio psicopedagógico aos estudantes, mudanças na matriz curricular e no sistema de avaliação do estudante (para aprovado-reprovado), programas para promoção integral do bem estar do estudante em currículos longitudinais e comitês de bem-estar compostos por estudantes.
Conclusão: Existe uma tendência a programas institucionais mais abrangentes, considerando a multidimensionalidade do bem-estar. Todavia, ainda são pouco publicadas ou existentes ações voltadas para inclusão, auxílio e permanência dos estudantes. Sugere-se que a promoção do bem-estar deve se tornar uma filosofia tanto para a universidade, quanto para os acadêmicos de medicina. |
pt_BR |
dc.format.extent |
49 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
bem estar |
pt_BR |
dc.subject |
estudantes de medicina |
pt_BR |
dc.subject |
intervenções |
pt_BR |
dc.subject |
educação médica |
pt_BR |
dc.subject |
promoção da saúde |
pt_BR |
dc.title |
Intervenções institucionais para promoção do bem estar dos estudantes de medicina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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