Revista Sul entre centro e periria

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Revista Sul entre centro e periria

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bergamo, Alexandre
dc.contributor.author Kremer, Natan Schmitz
dc.date.accessioned 2020-10-29T13:15:38Z
dc.date.available 2020-10-29T13:15:38Z
dc.date.issued 2020-10-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217013
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract No trabalho discutimos a inserção da Revista Sul, periódico modernista florianopolitano (1948-1947), na intelectualidade nacional, pela chave de tensão entre centro e periferia. Neste sentido, mais do que uma sociologia dos intelectuais, tomamos Sul como objeto material, fazendo uma sociologia dos objetos simbólicos. No primeiro capítulo, é discutida a aproximação ao Rio de Janeiro, especialmente em relação a dois intelectuais consolidados, Marques Rebelo e Jorge Lacerda, assim como uma comparação com a congênere Revista Branca. No processo, percebemos que Sul cria estratégias de legitimação que não passam pela duplicação do critério estilístico do centro, o que aponta para uma legitimação pelo contato epistolar com outras cidades periféricas do Brasil, análise do segundo, terceiro e quarto capítulos. Neles, discutimos o que chamamos de geração dos novos, uma articulação intelectual entre periferias, marcado pela consolidação de impressos próprios, mas também pela circulação destes novos impressos entre cidades periféricas que encontravam a modernização em ritmo crescente. No último capítulo, discutimos a autoria periférica de Sul por meio dos livros publicados pelo periódico, finalizando a discussão com uma análise do roteiro do filme O Preço da Ilusão, peça coletiva composta por Sul. Ali, observamos uma dialética entre o regionalismo de 1930 e a literatura urbana de Marques Rebelo que se sintetiza em uma alegoria da história da literatura brasileira, chegando por meio de opções periféricas a um universal semelhante ao do modernismo de 1945, mas por caminho diverso. Na conclusão do trabalho, refletimos sobre como a experiência modernista de Sul condiciona a narrativa posterior de Salim Miguel. pt_BR
dc.format.extent 195 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Florianópolis pt_BR
dc.subject Modernismo. pt_BR
dc.subject Grupo Sul. pt_BR
dc.subject Centro e periferia. pt_BR
dc.title Revista Sul entre centro e periria pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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