dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Nötzold, Ana Lúcia Vulfe |
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dc.contributor.author |
Buba, Nathan Marcos |
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dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:27:11Z |
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dc.date.available |
2020-10-21T21:27:11Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.other |
369412 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216239 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2020. |
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dc.description.abstract |
Essa dissertação tem como objetivo central analisar a ressignificação da religiosidade em São João Maria na cosmologia dos Kaingang da Terra Indígena Xapecó/SC. Para isso, inicialmente realiza-se uma abordagem sobre a ocupação do Planalto Meridional (território histórico Kaingang) com o intuito de apontar as possibilidades do contato dos Kaingang com a religiosidade em torno do monge, situando as relações entre indígenas e pequenos posseiros, estimuladas por uma política de assimilação e miscigenação. Conjuntamente à abordagem sobre essa política, é realizada uma análise a respeito do termo caboclo no Planalto Meridional, pontuando como o seu uso pode se referir a diversos grupos sociais. Subsequentemente ocorre uma análise sobre as formas que São João Maria aparece entre os Kaingang do Xapecó nas últimas décadas, principalmente nos trabalhos dos especialistas de cura dessa etnia: kujá, benzedor e remedieiro. Outro ponto destacado são os locais onde ocorre o amálgama, como as águas santas, o interior das casas, a festa anual em homenagem a São João Maria e os domínios específicos da cosmologia Kaingang, tais qual o fãg kawã, kaikã e o nugme. O aporte teórico metodológico fundamenta-se em fontes escritas que abordam a temática Kaingang, a religiosidade em São João Maria a ocupação do Planalto Meridional e as saídas de campo para a Terra Indígena Xapecó, realizadas desde o ano de 2013, acompanhada do caderno de campo. Junto disso, a pesquisa situa-se como um trabalho vinculado à etnohistória, que proporciona uma abordagem interdisciplinar e o uso de diversos tipos de fontes além das escritas, como as visuais e orais. As fontes orais concentram-se por meio de entrevistas colhidas durante os anos de 2013 e 2019, seguindo os critérios de ética da História Oral, tendo como colaboradores exclusivamente os Kaingang que são líderes religiosas do Xapecó e que de alguma forma aborda a religiosidade em São João Maria. Nas saídas de campo também foram produzidos por meio de instrumentos de pesquisa, dados sobre o número de igrejas e de preferência religiosa, como também a elaboração de mapas sobre a espacialização das igrejas no interior da Terra Indígena Xapecó. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This has as main objective to analyze the resignificaion of religiosity in São João Maria in Kaingang cosmology from Terra Indígena Xapecó/SC.. Initially it is made an approach about the occupation of the Planalto Meridional (Kaingang historical territory) in order to point out the possibilities Kaingang contact with the religiosity around the monk, situating relations between indigenous and small squatters, stimulated by an assimilation and miscegenation policy. Along with the approach about this policy, an analysis is made of the term caboclo in Planalto Meridional, punctuating how its use may refer to various social groups. Subsenquently occurs an analysis about the forms that São João Maria appears among the Kaingang from Xapecó over the past decades, mainly on work from specialists of cure from this ethnicity: kujá, benzedor and remedieiro. Another highlight is about the places where occurs the amalgam, like the saint waters, the interior of the houses, the annual celebration to honor São João Maria and the specific domains from Kaingang cosmology, such as fãg kawã, kaikã and nugme. The methodological theoretical contribution has its basis on written sources that approach the Kaingang temathics, the religiosity in São João Maria, the occupation of the Planalto Meridional and the field trips to TI Xapecó realized since 2013 with the field notebook. Along this the research situate as a work linked to ethnohistory, which provides an interdisciplinary approach and use of many sources beyond written, such as visual and oral. The oral sources are concentrated through interviews collected between 2013 and 2019, following the Oral History ethics criteria, having exclusively the Kaingang people as collaborators, who are religious leaders from Xapecó and in some way addresses the religiosity in São João Maria. In the field trips through instruments of research were produced data about the number of churches and which are the religious preferences, as well the elaboration of maps about the spatialization of the churches inside the TI Xapecó. |
en |
dc.format.extent |
208 p.| il., tabs., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Índios Kaingang |
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dc.subject.classification |
Índios Kaingang |
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dc.subject.classification |
Caboclos |
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dc.subject.classification |
Caboclos |
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dc.title |
Uma terra indígena encantada: ressignificação entre as práticas religiosas em nome de São João Maria entre os Kaingang do Xapecó/SC |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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