Educação permanente para profissionais da equipe de enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Kempfer, Silvana Silveira |
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dc.contributor.author |
Gorris, Pollyana Plautz |
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dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:23:44Z |
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dc.date.available |
2020-10-21T21:23:44Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.other |
369933 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215933 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020. |
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dc.description.abstract |
A Parada Cardiorrespiratória é um incidente que gera angustia na equipe de enfermagem, por necessitar de raciocínio clínico para um atendimento rápido, coordenado e padronizado. Por este motivo é necessário que a equipe mantenha, de forma permanente, atualização sobre o tema Ressuscitação Cardiorrespiratória no ambiente de trabalho. Esse processo pode ser realizado como Educação Permanente, a partir da construção coletiva de conhecimentos reflexivos e participativos, para a mudança na realidade e transformação das práticas de saúde. Este estudo objetivou o desenvolvimento de uma proposta de Educação Permanente junto à equipe de enfermagem de uma clínica cirúrgica para situações de Parada Cardiorrespiratória e Ressuscitação Cardiopulmonar por meio da metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, que utilizou como estratégia a pesquisa-ação decorrente da problematização sobre o assunto Ressuscitação Cardiopulmonar com profissionais de enfermagem por meio do Arco de Maguerez, que contém cinco etapas: Observação da realidade; Pontos-chave; Teorização; Hipóteses de solução; Aplicação à realidade ? Prática. O estudo respeitou os preceitos éticos dispostos na Resolução CNS nº 466 de 12/12/12, foi iniciado após aprovação do projeto na Gerência de Ensino e Pesquisa GEP/HU/UFSC com número de protocolo: 025 e aprovação pelo Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos da UFSC (CEPSH), com número de CAAE: 09477019.8.0000.0121 e número de parecer: 3.326.360. Os participantes que aceitaram participar e assinaram o TCLE tiveram garantidos o sigilo e a confidencialidade. Os participantes do estudo foram três enfermeiros e oito técnicos de enfermagem no período de junho a julho de 2019, em uma unidade de clinica cirúrgica de um hospital do sul do Brasil. Os resultados apontam que os profissionais de enfermagem sentem medo e insegurança no atendimento em Ressuscitação Cardiopulmonar por ser um atendimento complexo que demanda ações imediatas, coordenadas, integração entre a equipe e risco de morte ao paciente. A análise dos dados foi realizada a partir da proposta operativa de Minayo, surgiram sete categorias: Sentimentos dos profissionais de enfermagem diante da PCR; Experiência da equipe no cuidado ao paciente em situação de PCR; Liderança dos enfermeiros perante a equipe de enfermagem no atendimento a PCR; A importância do tempo para a equipe de enfermagem; EPS na RCP; Causas indiretas que interferem no cuidado ao paciente em PCR; Formação da equipe de enfermagem e necessidade de formação para preceptoria. Conclui-se que ações de Educação Permanente devem ser inseridas no processo de trabalho da equipe, resultando em transformações nas práticas de saúde, utilizando a simulação e a construção de materiais, como os realizados neste estudo, para facilitar e tornar o cuidado mais seguro ao paciente. |
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dc.format.extent |
123 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Enfermagem |
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dc.subject.classification |
Educação permanente |
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dc.subject.classification |
Educação em saúde |
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dc.subject.classification |
Ressuscitação cardiopulmonar (Primeiros socorros) |
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dc.subject.classification |
Equipe de Enfermagem |
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dc.title |
Educação permanente para profissionais da equipe de enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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