Educação permanente para profissionais da equipe de enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar

DSpace Repository

A- A A+

Educação permanente para profissionais da equipe de enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Kempfer, Silvana Silveira
dc.contributor.author Gorris, Pollyana Plautz
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:23:44Z
dc.date.available 2020-10-21T21:23:44Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 369933
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215933
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
dc.description.abstract A Parada Cardiorrespiratória é um incidente que gera angustia na equipe de enfermagem, por necessitar de raciocínio clínico para um atendimento rápido, coordenado e padronizado. Por este motivo é necessário que a equipe mantenha, de forma permanente, atualização sobre o tema Ressuscitação Cardiorrespiratória no ambiente de trabalho. Esse processo pode ser realizado como Educação Permanente, a partir da construção coletiva de conhecimentos reflexivos e participativos, para a mudança na realidade e transformação das práticas de saúde. Este estudo objetivou o desenvolvimento de uma proposta de Educação Permanente junto à equipe de enfermagem de uma clínica cirúrgica para situações de Parada Cardiorrespiratória e Ressuscitação Cardiopulmonar por meio da metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, que utilizou como estratégia a pesquisa-ação decorrente da problematização sobre o assunto Ressuscitação Cardiopulmonar com profissionais de enfermagem por meio do Arco de Maguerez, que contém cinco etapas: Observação da realidade; Pontos-chave; Teorização; Hipóteses de solução; Aplicação à realidade ? Prática. O estudo respeitou os preceitos éticos dispostos na Resolução CNS nº 466 de 12/12/12, foi iniciado após aprovação do projeto na Gerência de Ensino e Pesquisa GEP/HU/UFSC com número de protocolo: 025 e aprovação pelo Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos da UFSC (CEPSH), com número de CAAE: 09477019.8.0000.0121 e número de parecer: 3.326.360. Os participantes que aceitaram participar e assinaram o TCLE tiveram garantidos o sigilo e a confidencialidade. Os participantes do estudo foram três enfermeiros e oito técnicos de enfermagem no período de junho a julho de 2019, em uma unidade de clinica cirúrgica de um hospital do sul do Brasil. Os resultados apontam que os profissionais de enfermagem sentem medo e insegurança no atendimento em Ressuscitação Cardiopulmonar por ser um atendimento complexo que demanda ações imediatas, coordenadas, integração entre a equipe e risco de morte ao paciente. A análise dos dados foi realizada a partir da proposta operativa de Minayo, surgiram sete categorias: Sentimentos dos profissionais de enfermagem diante da PCR; Experiência da equipe no cuidado ao paciente em situação de PCR; Liderança dos enfermeiros perante a equipe de enfermagem no atendimento a PCR; A importância do tempo para a equipe de enfermagem; EPS na RCP; Causas indiretas que interferem no cuidado ao paciente em PCR; Formação da equipe de enfermagem e necessidade de formação para preceptoria. Conclui-se que ações de Educação Permanente devem ser inseridas no processo de trabalho da equipe, resultando em transformações nas práticas de saúde, utilizando a simulação e a construção de materiais, como os realizados neste estudo, para facilitar e tornar o cuidado mais seguro ao paciente.
dc.format.extent 123 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Enfermagem
dc.subject.classification Educação permanente
dc.subject.classification Educação em saúde
dc.subject.classification Ressuscitação cardiopulmonar (Primeiros socorros)
dc.subject.classification Equipe de Enfermagem
dc.title Educação permanente para profissionais da equipe de enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PNFR1153-D.pdf 2.113Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar