Do fotojornalismo ao jornalismo visual: um estudo do processo de produção de relatos jornalísticos com imagens técnicas em três redações brasileiras

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Do fotojornalismo ao jornalismo visual: um estudo do processo de produção de relatos jornalísticos com imagens técnicas em três redações brasileiras

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Longhi, Raquel Ritter
dc.contributor.author Pereira, Silvio da Costa
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:22:50Z
dc.date.available 2020-10-21T21:22:50Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 369341
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215861
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2020.
dc.description.abstract O presente estudo busca compreender as transformações que vêm ocorrendo nos processos de captação, edição e produção de relatos jornalísticos a partir de fotografias e vídeos, tendo por objetivo geral revisar o conceito de fotojornalismo a partir da análise do processo de produção e uso de imagens técnicas. Tomamos como objeto empírico o trabalho dos profissionais do jornalismo que produzem e editam fotografias e vídeos, e/ou que constroem relatos a partir desse material. Realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, que se valeu de revisão bibliográfica, mapeamento de objetos da cibercultura, observação de campo e entrevistas semi-estruturadas. As noções de imagens complexas (CATALÀ), sobrevivências (WARBURG), ecologia dos meios (SCOLARI), bem como o entendimento da impossibilidade de separação entre sujeito e objeto (LATOUR) são fundamentais a esse trabalho. Discutimos compreensões a respeito da fotografia e localizamos alterações no fazer jornalístico relacionadas aos relatos sincréticos produzidos com imagens técnicas. Enxergamos a fotografia entre o expressivo e o documental, entre o dispositivo técnico e a subjetividade humana, entre o estático e a impressão de movimento. A pesquisa nos leva a compreender o fotojornalismo como subárea do jornalismo visual, embora vejamos como necessário que profissionais e veículos passem a adotar um entendimento complexo a respeito da fotografia para que isso se efetive de modo amplo. Concluímos também que a intensa aceleração no ritmo de trabalho e o enxugamento de postos e funções têm potencial para empobrecer a produção dos relatos, minando a força do jornalismo dentro da cultura contemporânea, e que na transição da cultura imagética para a visual está em processo um descolamento entre o fotojornalismo e a função de fotojornalista.
dc.description.abstract Abstract: This study aims to understand the transformations that have been taking place in the processes of capturing, editing and producing journalistic reports from photographs and videos, with the general objective of revising the concept of photojournalism, through the analysis of the production process and the use of technical images. We take as empirical object the work of journalism professionals who produce and edit photographs and videos, and/or who construct reports from this material. We conducted a qualitative research, which was based on literature review, mapping of cyberculture objects, field observation and semi-structured interviews. The notions of complex images (CATALÀ), survivals (WARBURG), media ecology (SCOLARI), as well as the understanding of the impossibility of separation between subject and object (LATOUR) are fundamental to this work. We discuss understandings about photography and locate changes in journalistic practice related to to syncretic reports produced with technical images. We understand photography between the expressive and the documentary, between the technical device and human subjectivity, between the static and the impression of movement. The research leads us to understand photojournalism as a subarea of visual journalism, although we see that it is necessary for professionals and vehicles to adopt a complex understanding about photography for this to be broadly effective. We also conclude that the intense acceleration in the work rhythm and the shrinking of posts and functions have the potential to impoverish the production of reports, undermining the power of journalism within contemporary culture, and that the transition from imagery to visual culture is in process. a detachment between photojournalism and the role of photojournalist. en
dc.format.extent 472 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Jornalismo
dc.subject.classification Fotojornalismo
dc.subject.classification Fotojornalistas
dc.title Do fotojornalismo ao jornalismo visual: um estudo do processo de produção de relatos jornalísticos com imagens técnicas em três redações brasileiras
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Emerim, Cárlida


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