dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Espíndola, Carlos José |
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dc.contributor.author |
Schatz, Patrícia Volk |
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dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:22:17Z |
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dc.date.available |
2020-10-21T21:22:17Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.other |
370467 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215816 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2020. |
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dc.description.abstract |
O futebol como objetivo de pesquisa fornece subsídios para uma ampla análise da sociedade contemporânea. Desde a década de 1970, sobretudo, os interesses econômicos sobre a modalidade esportiva cresceram substancialmente, forçando os clubes a se adaptarem as novas demandas do mercado. A partir dos anos de 1990, o futebol brasileiro passou por mudanças expressivas com o desenvolvimento de parcerias, investimentos em equipamentos esportivos, inovações em marketing e aplicação de modelos de gestão diferenciados. Logo, a indústria do futebol mobiliza os anseios de clubes, de entidades desportivas, de investidores, dos meios de comunicação, de governos, de empresas, de jogadores, entre outros. Diante disso, esta tese objetivou identificar os processos de reestruturação administrativa, econômico-financeira e de infraestrutura ocorridos em clubes da região Sul do Brasil, no período pós 1990, e seus respectivos impactos geoeconômicos. A combinação de estratégias diferenciadas (administrativas, financeiras, de marketing e de investimentos) criou assimetrias e mostrou resultados desiguais entre os clubes, oferecendo uma leitura abrangente sobre o futebol no sul do país. |
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dc.description.abstract |
Abstract: Football as a research objective provides subsidies for a broad analysis of contemporary society. Since the 1970s, above all, economic interests in the sport have grown substantially, forcing clubs to adapt to new market demands. Since the 1990s, Brazilian football has undergone significant changes with the development of partnerships, investments in sports equipment, innovations in marketing and application of differentiated management models. Therefore, the football industry mobilizes the desires of clubs, sports organizations, investors, the media, governments, companies, players, among others. In view of this, this thesis aimed to identify the administrative, economic-financial and infrastructure restructuring processes that took place in clubs in the southern region of Brazil, in the post-1990 period, and their respective geoeconomic impacts. The combination of differentiated strategies (administrative, financial, marketing and investment) created asymmetries and showed uneven results among the clubs, offering a comprehensive reading about football in the south of the country. |
en |
dc.format.extent |
453 p.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Geografia |
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dc.subject.classification |
Futebol |
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dc.subject.classification |
Futebol |
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dc.subject.classification |
Futebol |
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dc.title |
O espetáculo dos gramados: um estudo geoeconômico do futebol do sul do Brasil a partir de 1990 |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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