Uso de técnicas de gerenciamento pelo lado da demanda para reduzir o impacto de veículos elétricos no atendimento a demanda de energia

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Uso de técnicas de gerenciamento pelo lado da demanda para reduzir o impacto de veículos elétricos no atendimento a demanda de energia

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Finardi, Erlon Cristian
dc.contributor.author Fernandes, Jean Ribeiro
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:17:19Z
dc.date.available 2020-10-21T21:17:19Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 364528
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215500
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2019.
dc.description.abstract A grande dependência de combustíveis fósseis, o aumento dos preços do petróleo e as metas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa tornam essencial a busca de alternativas para o sistema tradicional de transporte de pessoas. Uma aposta natural é a mobilidade elétrica, ou seja, os veículos elétricos (VEs). Embora os VEs poderão trazer grandes benefícios, os mesmos também podem representar um grande desafio, pois a demanda proveniente desse tipo de veículo irá trazer um impacto significante nos aspectos de planejamento e operação da rede elétrica. Partindo desse pressuposto, este trabalho apresenta o impacto na demanda proveniente da conexão de VEs, experimentadas por consumidores cativos residenciais e comerciais. Programas de Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD) são utilizados para melhorar os índices técnicos e econômicos do modelo abordado. Além disso, um modelo de otimização linear inteiro misto é proposto para dar suporte na decisão de período e duração de recarga das baterias dos VEs. A análise dos benefícios dos programas de GLD utilizados é realizada mediante parâmetros apresentados através do guia para a Avaliação de Benefícios da Resposta da Demanda proveniente do IEEE.<br>
dc.description.abstract Abstract : The large dependence on fossil fuels, rising oil prices and targets for reducing greenhouse gas emissions make it essential to seek alternatives to the traditional system of people transportation. A natural bet is electric mobility, that is, electric vehicles (VEs). Although the VEs can bring great benefits, they can also represent a great challenge, since the demand from this type of vehicle will have a significant impact on the planning and operation aspects of the electric network. Based on this assumption, this work presents the impact on the demand coming from the connection of VEs, experienced by residential and commercial captive consumers. Demand side management programs (GLD) are used to improve the technical and economic indexes of the model addressed. In addition, a mixed integer linear optimization model is proposed to support the decision of period and duration of recharge of the batteries of the VEs. The analysis of the benefits of the GLD programs used is performed using parameters presented through the IEEE Demand Response Benefits Assessment Guide. en
dc.format.extent 121 p.| il., gráfs., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Engenharia elétrica
dc.subject.classification Veículos elétricos
dc.subject.classification Programação linear
dc.title Uso de técnicas de gerenciamento pelo lado da demanda para reduzir o impacto de veículos elétricos no atendimento a demanda de energia
dc.type Dissertação (Mestrado)


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