A gênese dos Strandbeests: alguns aspectos sobre os limites entre organismos e máquinas

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A gênese dos Strandbeests: alguns aspectos sobre os limites entre organismos e máquinas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Barbosa, Gabriel Coutinho
dc.contributor.author Caetano, Murilo Mattei
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:15:46Z
dc.date.available 2020-10-21T21:15:46Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 363008
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215356
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2019.
dc.description.abstract No início dos anos 1990, o artista neerlandês Theo Jansen ? conhecido por projetos que associam arte e tecnologia ? passou a criar esculturas cinéticas feitas de tubos PVC que se movimentam apenas com a energia proporcionada pelo vento, as quais nomeou Strandbeests (do neerlandês, strand = praia; beests = bestas; animais). Seus espectadores em geral se espantam com o caminhar aparentemente vivo dessas ?criaturas?. Jansen costuma, inclusive, apresentá-las como ?novas formas de vida?, desenvolvendo uma grande narrativa para sustentar essa afirmação ? o que de fato gera muitos questionamentos nas pessoas acerca do que podemos caracterizar como seres vivos. Esta pesquisa pretende então, descrever e analisar o processo de desenvolvimento dos Strandbeests narrado por Jansen, sobretudo em seu livro The Great Pretender (2007), buscando compreender amplamente a gênese desses objetos técnicos. A partir daí, busca-se investigar gêneses mais amplas que perpassam a existência dos Strandbeests e que estão profundamente atreladas aos limites entre organismos e máquinas.<br>
dc.description.abstract Abstract : In the early 1990s, the Dutch artist Theo Jansen ? known for projects involving art and technology ? began to create kinetic sculptures made of PVC tubes that move only with the energy provided by the wind, which he named Strandbeests (from the Dutch, strand = beach, beests = beasts, animals). Spectators are often astonished at the seemingly life-like walk of these \"creatures.\" Jansen often even introduces them as \"new forms of life,\" developing a great narrative to support this claim ? which, in fact, raises many questions about what can be characterized as living beings. Thus, the present research intends to describe and analyze the process of development of the Strandbeests narrated by Jansen, especially in his book The Great Pretender (2007), seeking to understand broadly the genesis of these technical objects. From there, it seeks to investigate broader geneses that permeate the existence of the Strandbeests and that are deeply tied to the limits between organisms and machines. en
dc.format.extent 192 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Antropologia
dc.subject.classification Antropologia social
dc.subject.classification Arte e tecnologia
dc.title A gênese dos Strandbeests: alguns aspectos sobre os limites entre organismos e máquinas
dc.type Dissertação (Mestrado)


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