Jornalismo de inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa

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Jornalismo de inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Longhi, Raquel Ritter
dc.contributor.author Flores, Ana Marta Moreira
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:11:34Z
dc.date.available 2020-10-21T21:11:34Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 368291
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214947
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2019.
dc.description.abstract O contexto recente da atividade jornalística destaca com maior robustez o papel central da inovação no jornalismo. Inovar não é uma ação necessariamente nova, enquanto forma; porém, o fluxo de transformações e adaptações exercido pela atividade indica um momento de especial atenção. Ao considerar o jornalismo como uma prática indispensavelmente relacionada ao público (GROTH, 2011; BELTRÃO, 1960), propomos um modelo de pesquisa a partir dos Estudos de Tendências (GOMES, 2012, 2016; RECH; 2016, DRAGT, 2017), para sugerir ações com maior aderência da audiência, enfatizando o jornalismo de inovação e tendências de setor. Como alinhar modos de produção, distribuição e modelos de negócio, entre outras abordagens e medidas, às tendências que impactam o setor jornalístico? Para responder a essa pergunta central, propomos um estudo de abordagem qualitativa e de natureza aplicada para o desenvolvimento de um modelo de pesquisa de tendências para o jornalismo de inovação. A partir da pesquisa bibliográfica compreendemos o conceito de inovação e sua apropriação para o campo prático jornalístico, diferenciando-o do que delimitamos como jornalismo de inovação. Em seguida, estudamos algumas metodologias de pesquisa já em prática no campo dos Estudos de Tendências (POPCORN, 1993; PEREZ & SIQUEIRA, 2009; MARQUES, 2014; GOMES & FRANCISCO, 2013; 2015, RECH & MACIEL, 2015; GOMES, 2016; DRAGT, 2017), para, então, apresentar uma proposta específica para o jornalismo. O modelo Trends for Journalism (T4J) é dividido em três etapas principais: 1) Segmentação, 2) Validação e 3) Apropriação; cada fase, por sua vez, subdivide-se em técnicas e ferramentas variadas. Após a aplicação do modelo, obtivemos como resultado três tendências de setor específicas para o jornalismo, além de uma força que compreende a lógica desses movimentos. O conceito de força é intitulado Discomfort Innovation (Inovação pelo Desconforto), e as tendências nomeadas como Transfluency (Transparência e Fluência de notícias), Data Polarity (Dados Polarizados) e Centripetal Demands (Demandas Centrípetas). Por fim, desenvolvemos um mini-dossiê com o compacto do conteúdo da pesquisa e as tendências identificadas com o objetivo de comunicar a tese desses movimentos (apêndice A). À título de exemplificação, relacionamos as categorias de jornalismo de inovação apresentadas na primeira parte da tese ? 1) Conteúdo & Narrativa, 2) Tecnologia & Formato e 2) Modelo de Negócios ? com o cenário proposto: do jornalismo tradicional, representado pela Folha de S. Paulo e do nativo digital, ilustrado pelo Nexo.
dc.description.abstract Abstract: The recent context of journalistic activity emphasizes greater power the central role of innovation in journalism. Innovating is not necessarily new, however, the flow of transformations and adaptations exerted by the activity indicates a moment of special attention. In considering journalism as an indisputably public practice (GROTH, 2011; BELTRA~O, 1960), we propose a research model based on Trends Studies (GOMES, 2012, 2016, RECH, 2016, DRAGT, 2017) to suggest actions with greater audience closeness, emphasizing innovation journalism and sector trends. How to align modes of production, distribution and business models, among other approaches and actions, to the trends that impact the journalistic sector? To answer this central question, we propose a qualitative and applied study for the development of a model of trend research for innovation journalism. Through bibliographic research we understand the concept of innovation and its appropriation to the journalism field, discerning it from what we define as innovation journalism. Then, we study some research methodologies already in practice in the field of Trends Studies (POPCORN, 1993; PEREZ & SIQUEIRA, 2009; MARQUES, 2014; GOMES & FRANCISCO, 2017), to present a specific proposal for journalism. The Trends for Journalism (T4J) model is divided into three main steps: 1) Segmentation, 2) Validation and 3) Appropriation; each phase is subdivided into various techniques and tools. After applying the model, we have obtained three specific sector trends for journalism, as well as a force that envelops the logic of these movements. The concept of force is called Discomfort Innovation, and trends are named as Transfluency, Data Polarity and Centripetal Demands. Lastly, we developed a short dossier with the main content related to the research and the trends identified (appendix A) with the intention of indicating actions and strategies aligned to the different platforms of journalism. As an example, we relate the categories of innovation journalism presented in the first part of the thesis - 1) Content & Narrative, 2) Technology & Format and 2) Business Models - with the proposed scenario: traditional journalism (Folha de S. Paulo) and the digital native (Nexo). en
dc.format.extent 237 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Jornalismo
dc.subject.classification Inovação
dc.title Jornalismo de inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Gomes, Nelson Pinheiro


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