dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Alves, João Bosco da Mota |
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dc.contributor.author |
Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de |
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dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:08:39Z |
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dc.date.available |
2020-10-21T21:08:39Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.other |
362262 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214684 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019 |
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dc.description.abstract |
O uso de laboratórios remotos se apresenta como uma alternativa para contribuir com procedimentos de aulas práticas, buscando solucionar, dessa forma, alguns problemas dos laboratórios presenciais. Este trabalho se propôs a desenvolver um laboratório remoto para, juntamente a um simulador e ao laboratório presencial, ser utilizado nas aulas de acionamentos de motores de indução, e contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem. Para o desenvolvimento, foram utilizadas as teorias da pesquisa tecnológica, e os procedimentos do Design Science Resarch Methodology. O protótipo desenvolvido foi apresentado para os alunos de uma turma do curso técnico integrado em eletromecânica, do Instituto Federal de Santa Catarina, que cursavam a disciplina de máquinas e acionamentos. Os dados apresentados foram coletados e validados por meio de questionário específico, o qual, de forma geral, apresentou resultados positivos, demonstrando aceitação quanto ao uso do laboratório remoto. Vale destacar também a contribuição desse laboratório no processo de ensino e aprendizagem, bem como a possibilidade de os alunos executarem suas atividades laboratoriais em qualquer lugar e horário, sem a necessidade de agendamento, o que pode gerar autonomia no processo. |
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dc.description.abstract |
Abstract: The remote laboratories usage presents itself as an alternative to contribute with practical classes, seeking to solve issues related to hands-on laboratories. The purpose of this study was to develop a remote lab to be used in \"Induction Motor Starting Method\" teaching. The remote lab was used as a complementary source for both hands-on and virtual laboratories in order to add a signi?cant contribution for the teaching and learning process of this speci?c subject. The study was designed according to the models and proceduresofDesignScienceResearchMethodologyandTechnologicalResearch. TheprototypewasintroducedtoagroupofstudentsfromInstitutoFederalde Santa Cantarina, which were attending the school subject \"Máquinas e acionamentos\". They are high-school students who also attend a technical course inElectromechanical(similartoaCareerTechnicalEducation-CTE).Itsvalidationwasdonethroughquestionnaires which, in general, returnedpositive results about the developed remote Lab. It is also important to highlight the contributionofthislaboratorytotheteachingandlearningprocess,aswellas the possibility for students to perform their laboratory activities in any place and time, without the need for scheduling, which can bring autonomy to the process. |
en |
dc.format.extent |
121 p.| il., gráfs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Tecnologias da informação e comunicação |
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dc.subject.classification |
Laboratórios |
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dc.subject.classification |
Redes de computadores |
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dc.subject.classification |
Motores elétricos de indução |
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dc.title |
Desenvolvimento de um laboratório remoto para práticas de acionamento de motores elétricos na educação profissionalizante |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Silva, Juarez Bento da |
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