Desenvolvimento de um laboratório remoto para práticas de acionamento de motores elétricos na educação profissionalizante

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de um laboratório remoto para práticas de acionamento de motores elétricos na educação profissionalizante

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Alves, João Bosco da Mota
dc.contributor.author Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:08:39Z
dc.date.available 2020-10-21T21:08:39Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 362262
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214684
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019
dc.description.abstract O uso de laboratórios remotos se apresenta como uma alternativa para contribuir com procedimentos de aulas práticas, buscando solucionar, dessa forma, alguns problemas dos laboratórios presenciais. Este trabalho se propôs a desenvolver um laboratório remoto para, juntamente a um simulador e ao laboratório presencial, ser utilizado nas aulas de acionamentos de motores de indução, e contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem. Para o desenvolvimento, foram utilizadas as teorias da pesquisa tecnológica, e os procedimentos do Design Science Resarch Methodology. O protótipo desenvolvido foi apresentado para os alunos de uma turma do curso técnico integrado em eletromecânica, do Instituto Federal de Santa Catarina, que cursavam a disciplina de máquinas e acionamentos. Os dados apresentados foram coletados e validados por meio de questionário específico, o qual, de forma geral, apresentou resultados positivos, demonstrando aceitação quanto ao uso do laboratório remoto. Vale destacar também a contribuição desse laboratório no processo de ensino e aprendizagem, bem como a possibilidade de os alunos executarem suas atividades laboratoriais em qualquer lugar e horário, sem a necessidade de agendamento, o que pode gerar autonomia no processo.
dc.description.abstract Abstract: The remote laboratories usage presents itself as an alternative to contribute with practical classes, seeking to solve issues related to hands-on laboratories. The purpose of this study was to develop a remote lab to be used in \"Induction Motor Starting Method\" teaching. The remote lab was used as a complementary source for both hands-on and virtual laboratories in order to add a signi?cant contribution for the teaching and learning process of this speci?c subject. The study was designed according to the models and proceduresofDesignScienceResearchMethodologyandTechnologicalResearch. TheprototypewasintroducedtoagroupofstudentsfromInstitutoFederalde Santa Cantarina, which were attending the school subject \"Máquinas e acionamentos\". They are high-school students who also attend a technical course inElectromechanical(similartoaCareerTechnicalEducation-CTE).Itsvalidationwasdonethroughquestionnaires which, in general, returnedpositive results about the developed remote Lab. It is also important to highlight the contributionofthislaboratorytotheteachingandlearningprocess,aswellas the possibility for students to perform their laboratory activities in any place and time, without the need for scheduling, which can bring autonomy to the process. en
dc.format.extent 121 p.| il., gráfs., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Tecnologias da informação e comunicação
dc.subject.classification Laboratórios
dc.subject.classification Redes de computadores
dc.subject.classification Motores elétricos de indução
dc.title Desenvolvimento de um laboratório remoto para práticas de acionamento de motores elétricos na educação profissionalizante
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Silva, Juarez Bento da


Files in this item

Files Size Format View
PTIC0057-D.pdf 13.98Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar