Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design

DSpace Repository

A- A A+

Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Gonçalves, Berenice Santos
dc.contributor.author Weiss, Marco Antonio
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:07:01Z
dc.date.available 2020-10-21T21:07:01Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 369013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214560
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.
dc.description.abstract Atualmente a função do design vem se desenvolvendo, atuando não somente na elaboração de produtos como também na resolução de problemas de alta complexidade, isso graças ao pensamento sistêmico inerente ao design. Dessa forma, esta pesquisa se caracteriza como aplicada quanto a sua natureza, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios, onde usa dos contributos da Gestão de Design com sua atuação focada nas pessoas para soluções de problemas tanto a nível tangível quanto intangível para a organização e da abordagem sistêmica do design que oferece uma visão mais alargada da situação na busca pelas inter-relações entre os elementos do sistema estudado para o desenvolvimento de um projeto piloto resultante da parceria entre o Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design ? NAS Design, laboratório acadêmico de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Cataria, e a Irmandade do Divino Espírito Santo de Florianópolis - IDES, uma instituição filantrópica que presta atendimento a crianças de 0 a 24 anos em projetos sócio educacionais. A pesquisa foi realizada sob o método de pesquisa- ação, o qual permite o envolvimento dos participantes durante todo o processo. Por meio do levantamento de dados, percebeu-se o potencial de se integrar dois núcleos da instituição parceira por meio do Design. Assim, tem-se como objetivo de pesquisa introduzir o pensamento de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design e da gestão de design. Como resultados, tem-se a aplicação de um projeto piloto que forneceu um minicurso de introdução ao pensamento de design a um grupo de jovens aprendizes do Núcleo de Formação e Trabalho da IDES de modo que estes, durante a aplicação, pudessem experienciar as etapas de desenvolvimento de um projeto de design em um contexto real ao atenderem à uma demanda de Design das crianças do Centro de Educação Infantil Girassol, pertencente à mesma instituição. Durante o projeto piloto, os jovens foram orientados pela equipe de pesquisadores- designers do NAS Design e com suporte pedagógico de uma professora-pedagoga da IDES.<br>
dc.description.abstract Abstract: The smartphone has becomNowadays the function of design has been developing, acting not only in the elaboration of products but also in solving high complexity problems, thanks to the systemic thinking inherent in the design. Thus, this research is characterized as applied as to its nature, with qualitative approach and exploratory objectives, where it uses the contributions of Design Management with its focus on people to solve problems both tangible and intangible for the organization and the systemic approach to design that offers a broader view of the situation in the search for interrelationships between the elements of the system studied for the development of a pilot project resulting from the partnership between the Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design - NAS Design, an academic teaching laboratory. , research and extension of the Federal University of Santa Cataria, and the Irmandade do Divino Espírito Santo de Florianópolis Florianópolis - IDES, a philanthropic institution that assists children from 0 to 24 years old in socio-educational projects. The research was conducted under the action research method, which allows the involvement of participants throughout the process. Through data collection, we realized the potential of integrating two nucleus of the partner institution through Design. Thus, the objective of this research is to introduce design thinking as a strategy of integration between young learners and preschool children through the systemic approach of design and design management. As a result, a pilot project was applied that provided a short introductory course in design thinking to a group of young learners from the Núcleo de Formação e Trabalho of IDES so that they could, during application, experience the stages of development of a design project in a real context by meeting a design demand of children from the Centro de Educação Infantil Girassol, belonging to the same institution. During the pilot project, the youth were guided by the team of NAS Design researcher-designers and pedagogically supported by an IDES teacher-educator. en
dc.format.extent 137 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Design
dc.subject.classification Gestão do design
dc.subject.classification Inovação
dc.subject.classification Design
dc.title Gestão de design como estratégia de integração entre jovens aprendizes e crianças da educação infantil por meio da abordagem sistêmica do design
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0190-D.pdf 4.864Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar