dc.description.abstract |
No cenário econômico nacional, o setor de serviços se mostra em constante crescimento. Mais
exatamente, o setor de cosméticos e serviços de beleza está mostrando um constante
crescimento e as previsões para os próximos anos são ainda mais estimulantes. Relevante para
a pesquisa aqui apresentada é o fato de que, nos últimos cinco anos, o ramo de barbearias está
ocupando uma fatia cada vez maior do faturamento do setor de cosméticos. Tal crescimento
gera indagações relevantes: Qual o conhecimento de gestão necessário para que o negócio se
torne sustentável e expansível? Empresários empreendem sobre um modelo de gestão sólido?
O processo de produção é otimizado e referenciado nos modelos de gestão de produção
industrial homologados? Para responder tais questionamentos, foi desenvolvida esta pesquisa.
Aqui, buscou-se analisar o modelo de gestão no setor de barbearias, por meio de um estudo de
caso. Com a compreensão de que barbearias são organizações complexas e com alto grau de
dificuldade de gerenciamento, aplicou-se uma tecnologia de gerenciamento do sistema de
produção, que se adapta à realidade e às necessidades das barbearias de diferentes portes. Isso
apresenta a intenção de facilitar o cumprimento dos seus objetivos, dentro dos padrões de
custo, prazo, qualidade e segurança pré-determinados. O modelo em questão tem como
objetivo instrumentalizar a gestão de sistemas de produção. Possui cunho tecnológico e visa
facilitar a solução de situações no setor administrativo. Com isso espera-se, por meio dos
diagnósticos, auxiliar na tomada de decisão dentro dos sistemas de produção, considerando
uma perspectiva complexa das relações entre os diversos elementos que compõem o sistema.
As relações entre as categorias de análise e os fatores de resultado compõem-se em assertivas,
estruturadas em escala Likert, as quais, uma vez respondidas, formam o quadro de
diagnósticos. O instrumento que permitiu realizar a análise organizacional é composto por 13
categorias, com 3 fatores de resultado cada um, totalizando 39 assertivas que evidenciam a
relação entre as categorias e os fatores de resultados. A partir disso buscou-se cumprir as
seguintes etapas: analisar criticamente os instrumentos vigentes; verificar as recomendações
da diretoria administrativa e as regulamentações da área de serviços de beleza e cosméticos;
identificar indicadores de desempenho de produção; realizar uma aplicação piloto da
tecnologia desenvolvida; e descrever os resultados e melhorias desenvolvidos a partir da
aplicação do método. Como conclusão verificou-se os resultados obtidos nas categorias que
tiveram como nota de consenso um conceito intermediário, compõem em grande maioria o
diagnóstico do instrumento, porém uma ausência de conceitos satisfatórios sinaliza falta de
controle referente a essas categorias. A carência de metas claras e a avaliação do desempenho
foram apontados como fatores que desestimulam a melhoria no desempenho das atividades.
Após esse diagnóstico, foram elaborados projetos com o objetivo de gerar melhorias nos
fatores de resultados Custo e Qualidade. Cada um dos projetos foi analisado antes, durante e
após aplicação visando a viabilidade financeira e impacto positivo na produção sob a ótica de
boas práticas. |
pt_BR |