Psico-geometria de Maria Montessori

Repositorio Dspace

A- A A+

Psico-geometria de Maria Montessori

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Psico-geometria de Maria Montessori
Autor: Silva, Circe Mary Silva da
Resumen: O presente texto apresenta uma análise do livro Psico-geometria: o estudo da geometria baseado na Psicologia Infantil, de Maria Montessori, com vistas a identificar, na apresentação dos saberes geométricos e nas atividades sugeridas, quais pressupostos teóricos e metodológicos sustentam a proposta didática da autora. Nesta investigação, usei a análise documental e os documentos analisados foram os seguintes: a primeira edição do livro, de 1934, escrito em língua espanhola; diferentes traduções da obra e, também, artigos recentes sobre a Geometria de Montessori. A autora adotou uma filosofia empirista e construiu uma proposta de ensino para a geometria a partir da psicologia infantil em que a aprendizagem da criança se dá a partir da periferia (com atividades sensoriais e uso de materiais manipulativos) em direção ao centro (a mente da criança). Atividades como desenhar, usar instrumentos geométricos, manipular o material Montessori, recortar e colar papéis coloridos fariam com que a criança, intuitiva e experimentalmente, adquirisse as noções básicas da geometria euclidiana.
Descripción: Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/28
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213283
Fecha: 2020


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
Psico-geometria de Maria Montessori.pdf 748.6Kb PDF Ver/

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar