Como facilitar a comunicação da dor do paciente com deficiência intelectual no atendimento odontológico: uma revisão sistemática

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Como facilitar a comunicação da dor do paciente com deficiência intelectual no atendimento odontológico: uma revisão sistemática

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Camargo, Alessandra Rodrigues de
dc.contributor.author Borges, Ana Carolina Costa
dc.date.accessioned 2020-09-29T15:04:37Z
dc.date.available 2020-09-29T15:04:37Z
dc.date.issued 2020-07-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213131
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: A dor odontogênica reduz a qualidade de vida, gerando consequências como privação do sono, lazer e restrições alimentares. Em indivíduos com deficiência intelectual (DI), além de serem mais suscetíveis a manifestar problemas bucais, os mesmos podem apresentar dificuldades de comunicação verbal para expressar os processos álgicos. Objetivamos revisar a literatura e responder à pergunta focada: Qual a melhor maneira de facilitar a comunicação da dor para pacientes com DI no atendimento odontológico? Materiais e Métodos: Esta revisão sistemática seguiu a lista de verificação do PRISMA. Uma meticulosa estratégia de busca foi realizada nas bases de dados PubMed®, LILACS, Embase, Scopus e Cochrane. Resultados: Um total de 1525 estudos foram selecionados, e, após a aplicação dos critérios de exclusão, restaram nove artigos. Os trabalhos incluídos foram publicados de 2003 a 2019 e as amostras variaram de 28 a 270 participantes com deficiências de desenvolvimento. Discussão e Conclusão: Tratando-se da população com DI, principalmente quando há limitações de comunicação verbal, o processo de diagnóstico da dor odontogênica e seu subsequente tratamento são facilitados a partir do uso de escalas de gradação. Dentre as ferramentas encontradas na literatura, o Dental Discomfort Questionnaire (DDQ) foi a mais estudada em ambiente odontológico, tendo boa validade, confiabilidade e grande utilidade clínica na detecção de dor dental em crianças com DI. pt_BR
dc.description.abstract Introduction: Dental pain reduces quality of life, creating consequences such as sleep deprivation, leisure and dietary restrictions. Among individuals with intellectual disabilities (ID), in addition from being more susceptible to manifest oral problems, they may present difficulties in verbal communication to express pain. The purpose of this study was to review the literature and answer the following question: What is the best way to improve the communication of pain from ID patients in dental care? Materials and Methods: This systematic review followed a PRISMA checklist. A meticulous search strategy was carried out in the PubMed®, LILACS, Embase, Scopus and Cochrane databases. Results: A total of 1525 studies were selected, after applying the exclusion criteria, nine articles remained. The included studies were published from 2003 to 2019, with sample variations from 28 to 270 participants with developmental disabilities. Discussion and Conclusion: The process of dental pain diagnosis and the following treatment are improved through the use of pain scales among the population with ID, especially when there are verbal communication restrictions. In regards of the tools portrayed in literature, the Dental Discomfort Questionnaire (DDQ) was the most studied scale in dentistry environment, presenting good validity and great clinical utility for detecting dental pain in children with ID. pt_BR
dc.format.extent 70 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Medição da dor pt_BR
dc.subject Deficiência intelectual pt_BR
dc.subject Assistência odontológica para pessoas com deficiências pt_BR
dc.subject Revisão sistemática pt_BR
dc.title Como facilitar a comunicação da dor do paciente com deficiência intelectual no atendimento odontológico: uma revisão sistemática pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Rech, Bruna de Oliveira


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