A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)
Show simple item record
| dc.contributor | 
Universidade Federal de Santa Catarina | 
pt_BR | 
| dc.contributor.advisor | 
Triches, Jocemara | 
 | 
| dc.contributor.author | 
Benaduce, Luisa Angelina Frescura | 
 | 
| dc.date.accessioned | 
2020-09-08T13:58:10Z | 
 | 
| dc.date.available | 
2020-09-08T13:58:10Z | 
 | 
| dc.date.issued | 
2020-02-14 | 
 | 
| dc.identifier.uri | 
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212659 | 
 | 
| dc.description | 
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. | 
pt_BR | 
| dc.description.abstract | 
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar como está proposta a formação de professores para o ensino de matemática em Cursos de Pedagogia de 27 Universidades Federais, sendo uma de cada estado e do Distrito Federal. Buscamos mapear como a matemática está presente nos currículos dos cursos, quais os conteúdos ofertados nestas disciplinas e quais as principais questões que envolvem o ensino de matemática na formação de professores em Cursos de Pedagogia. Utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento de produção acadêmica, para investigar o que já havia sido pesquisado sobre este tema, e análise documental, especialmente das matrizes curriculares e ementário dos estudados. Foram localizadas 76 disciplinas entre obrigatórias, optativas e eletivas voltadas para a área da matemática nos 27 cursos analisados. Concluiu-se que há espaço nos Cursos de Pedagogia destinado à matemática, particularmente para o ensino dessa disciplina, mas existe pouca oferta de disciplinas e uma baixa carga horária para tal; identificamos que as disciplinas se voltam para o “como ensinar” os conteúdos, contudo há pouca evidência de espaço destinado para apropriação dos conteúdos. Destaca-se a falta de foco para o ensino de conceitos e conteúdos matemáticos para a educação infantil, e ainda mais para a EJA e demais modalidades nas quais o/a licenciado/a em pedagogia possa atuar. | 
pt_BR | 
| dc.format.extent | 
93 | 
pt_BR | 
| dc.language.iso | 
por | 
pt_BR | 
| dc.publisher | 
Florianópolis, SC | 
pt_BR | 
| dc.rights | 
Open Access | 
 | 
| dc.subject | 
Formação de Professores | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
Curso de Pedagogia | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
Formação Matemática | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
Universidades Federais | 
pt_BR | 
| dc.title | 
A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018) | 
pt_BR | 
| dc.type | 
TCCgrad | 
pt_BR | 
             
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
 
- 
This Collection
 
 
My Account
Statistics
Compartilhar