A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)

DSpace Repository

A- A A+

A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Triches, Jocemara
dc.contributor.author Benaduce, Luisa Angelina Frescura
dc.date.accessioned 2020-09-08T13:58:10Z
dc.date.available 2020-09-08T13:58:10Z
dc.date.issued 2020-02-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212659
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve o objetivo de analisar como está proposta a formação de professores para o ensino de matemática em Cursos de Pedagogia de 27 Universidades Federais, sendo uma de cada estado e do Distrito Federal. Buscamos mapear como a matemática está presente nos currículos dos cursos, quais os conteúdos ofertados nestas disciplinas e quais as principais questões que envolvem o ensino de matemática na formação de professores em Cursos de Pedagogia. Utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento de produção acadêmica, para investigar o que já havia sido pesquisado sobre este tema, e análise documental, especialmente das matrizes curriculares e ementário dos estudados. Foram localizadas 76 disciplinas entre obrigatórias, optativas e eletivas voltadas para a área da matemática nos 27 cursos analisados. Concluiu-se que há espaço nos Cursos de Pedagogia destinado à matemática, particularmente para o ensino dessa disciplina, mas existe pouca oferta de disciplinas e uma baixa carga horária para tal; identificamos que as disciplinas se voltam para o “como ensinar” os conteúdos, contudo há pouca evidência de espaço destinado para apropriação dos conteúdos. Destaca-se a falta de foco para o ensino de conceitos e conteúdos matemáticos para a educação infantil, e ainda mais para a EJA e demais modalidades nas quais o/a licenciado/a em pedagogia possa atuar. pt_BR
dc.format.extent 93 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Curso de Pedagogia pt_BR
dc.subject Formação Matemática pt_BR
dc.subject Universidades Federais pt_BR
dc.title A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018) pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Luisa_TCC_versão_Final.pdf 771.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar