A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Triches, Jocemara |
|
dc.contributor.author |
Benaduce, Luisa Angelina Frescura |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-08T13:58:10Z |
|
dc.date.available |
2020-09-08T13:58:10Z |
|
dc.date.issued |
2020-02-14 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212659 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar como está proposta a formação de professores para o ensino de matemática em Cursos de Pedagogia de 27 Universidades Federais, sendo uma de cada estado e do Distrito Federal. Buscamos mapear como a matemática está presente nos currículos dos cursos, quais os conteúdos ofertados nestas disciplinas e quais as principais questões que envolvem o ensino de matemática na formação de professores em Cursos de Pedagogia. Utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento de produção acadêmica, para investigar o que já havia sido pesquisado sobre este tema, e análise documental, especialmente das matrizes curriculares e ementário dos estudados. Foram localizadas 76 disciplinas entre obrigatórias, optativas e eletivas voltadas para a área da matemática nos 27 cursos analisados. Concluiu-se que há espaço nos Cursos de Pedagogia destinado à matemática, particularmente para o ensino dessa disciplina, mas existe pouca oferta de disciplinas e uma baixa carga horária para tal; identificamos que as disciplinas se voltam para o “como ensinar” os conteúdos, contudo há pouca evidência de espaço destinado para apropriação dos conteúdos. Destaca-se a falta de foco para o ensino de conceitos e conteúdos matemáticos para a educação infantil, e ainda mais para a EJA e demais modalidades nas quais o/a licenciado/a em pedagogia possa atuar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
93 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Universidades Federais |
pt_BR |
dc.title |
A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar