Contribuições das ciências sociais para analisar as relações educativas na pré-escola: uma experiência com crianças de 5 a 6 anos

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Contribuições das ciências sociais para analisar as relações educativas na pré-escola: uma experiência com crianças de 5 a 6 anos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tassinari, Antonella Maria Imperatriz
dc.contributor.author Cunha, Bruno Lopes
dc.date.accessioned 2020-08-06T17:59:47Z
dc.date.available 2020-08-06T17:59:47Z
dc.date.issued 2019-11-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210010
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se dedica a observar, dentro do contexto da pré-escola, como se dão as condutas e os saberes infantis ante uma singular situação de rememoração de aprendizado. A observação se deu através do Grupo 6, Vespertino, do Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2018. Aproprio-me empiricamente da experiência que tive como estagiário auxiliar de sala durante todo o referido ano, dentro da referida turma, assim como, de forma teórica e metodológica, dos conhecimentos conceituais adquiridos durante o período de graduação no curso de Ciências Sociais nesta universidade. Para tanto, fiz-me valer da ferramenta da filmagem e, durante a análise e reflexão sobre esta, faço cotejamento com o conceito de agência e, operando de forma conjunta, também o conceito de culturas infantis. As crianças são vistas, portanto, como atores sociais e, a todo momento, busca-se associar como se dá a agência dentro de um contexto no qual as crianças se fazem numericamente muito mais presentes que os adultos, mas que, todavia, há uma ordem institucional adulta operando. pt_BR
dc.description.abstract This work seeks to observe, within the context of pre-school education, children’s behaviors and knowledge in a specific situation of learning through remembering. This study was conducted with Group 6, in the morning shift, at the Center for Child Education at the Federal University of Santa Catarina during 2018. I base my study in my own experience as a classroom assistance working with this group during 2018. I use theoretical and methodological perspectives and approaches I learned during my undergrad education in social sciences at the same university. I examine videos that recorded the children’s activities of learning through remembering, and I analyze them using two main concepts: agency and children’s culture. In this study, children are understood as social actors, and I seek to convey how agency takes place in a context in which children are the main group compared to adults. Still, the mentioned context is regulated through an institutionalized ‘adult’ order. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Culturas infantis. pt_BR
dc.subject Agência infantil. pt_BR
dc.subject Poder. pt_BR
dc.subject Aprendizado. pt_BR
dc.subject Jogos sérios. pt_BR
dc.title Contribuições das ciências sociais para analisar as relações educativas na pré-escola: uma experiência com crianças de 5 a 6 anos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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