Contribuições das ciências sociais para analisar as relações educativas na pré-escola: uma experiência com crianças de 5 a 6 anos
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Tassinari, Antonella Maria Imperatriz |
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dc.contributor.author |
Cunha, Bruno Lopes |
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dc.date.accessioned |
2020-08-06T17:59:47Z |
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dc.date.available |
2020-08-06T17:59:47Z |
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dc.date.issued |
2019-11-16 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210010 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho se dedica a observar, dentro do contexto da pré-escola, como se dão as condutas
e os saberes infantis ante uma singular situação de rememoração de aprendizado. A observação
se deu através do Grupo 6, Vespertino, do Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal
de Santa Catarina no ano de 2018. Aproprio-me empiricamente da experiência que tive como
estagiário auxiliar de sala durante todo o referido ano, dentro da referida turma, assim como, de
forma teórica e metodológica, dos conhecimentos conceituais adquiridos durante o período de
graduação no curso de Ciências Sociais nesta universidade. Para tanto, fiz-me valer da
ferramenta da filmagem e, durante a análise e reflexão sobre esta, faço cotejamento com o
conceito de agência e, operando de forma conjunta, também o conceito de culturas infantis. As
crianças são vistas, portanto, como atores sociais e, a todo momento, busca-se associar como
se dá a agência dentro de um contexto no qual as crianças se fazem numericamente muito mais
presentes que os adultos, mas que, todavia, há uma ordem institucional adulta operando. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work seeks to observe, within the context of pre-school education, children’s behaviors
and knowledge in a specific situation of learning through remembering. This study was
conducted with Group 6, in the morning shift, at the Center for Child Education at the Federal
University of Santa Catarina during 2018. I base my study in my own experience as a classroom
assistance working with this group during 2018. I use theoretical and methodological
perspectives and approaches I learned during my undergrad education in social sciences at the
same university. I examine videos that recorded the children’s activities of learning through
remembering, and I analyze them using two main concepts: agency and children’s culture. In
this study, children are understood as social actors, and I seek to convey how agency takes place
in a context in which children are the main group compared to adults. Still, the mentioned
context is regulated through an institutionalized ‘adult’ order. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Culturas infantis. |
pt_BR |
dc.subject |
Agência infantil. |
pt_BR |
dc.subject |
Poder. |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizado. |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos sérios. |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições das ciências sociais para analisar as relações educativas na pré-escola: uma experiência com crianças de 5 a 6 anos |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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